20 de abril de 2024

Deputados do Acre se reúnem com Arthur Lira e declaram apoio na corrida pela presidência da Câmara

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), já iniciou as tratativas buscando apoio para a sua campanha de reeleição. Nesta terça-feira (17), ele tomou um café na residência oficial, em Brasília, com alguns deputados da bancada federal do Acre.

Entre os participantes do encontro, estavam os dois parlamentares do Republicanos, Roberto Duarte e Antônia Lúcia, além dos colegas de partido, Zezinho Barbary e Socorro Neri, ambos do Progressistas.

Nas redes sociais, a deputada mais bem votada nas eleições de 2022, Socorro Neri disse que em breve haverá um encontro entre Lira, o governador Gladson Cameli e o Governo Federal, para debater sobre um problema antigo do Acre: a questão da estrada que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul. Entretanto, a deputada não deixou claro se a reunião terá a presença do presidente Lula.

“O presidente Arthir Lira, que é nosso companheiro do Progressistas, assumiu conosco o compromisso de intermediar agora em fevereiro, uma reunião da bancada federal e o governador com o Governo Federal para tratarmos da reconstrução e manutenção da BR-364”, disse.

O deputado Zezinho Barbary elencou vários motivos para declarar total apoio à reeleição de Lira. “Ele se colocou à disposição mais uma vez da bancada acreana e garantiu não medir esforços para juntos promovermos dias melhores”, explicou.

Já Roberto Duarte divulgou o valor que o país terá para investir na infraestrutura da malha viária do Brasil. “Ele anunciou que no orçamento deste ano, nós temos 21 bilhões a mais para investir nas estradas”.

Segundo apuração, Lira já tem o apoio de 19 siglas e já é favorito para se reeleger. Quando foi eleito em 2021, recebeu 302 votos, contra 145 do seu principal adversário, Baleia Rossi (MDB).

A eleição que irá escolher o novo presidente e a mesa diretora da Casa acontece no dia 1º de fevereiro, quando iniciam os trabalhos da nova legislatura (2023-2026). Serão eleitos, além do presidente, 2 vice-presidentes, 4 secretários, 4 suplentes de secretários para mandato de 2 anos.

Para ser eleita, a chapa precisa de pelo menos 257 votos dos 513 deputados. Se os candidatos ao cargo não alcançarem a maioria absoluta dos apoios, pode haver 2º turno.

Arthur Lira foi um dos apoiadores fiéis da candidatura do ex-presidente Bolsonaro em 2022. Entretanto, após articulações com o atual presidente Lula, o Partido dos Trabalhadores sinalizou pelo apoio à reeleição do progressista. Com isso, além dos votos petistas, Lira deve ter apoio dos parlamentares do PSB, partido do vice-presidente Alckmin, e de outras siglas esquerdistas, como PCdoB e PV, que juntos somam 80 deputados. Apenas o Psol informou ser contrário a campanha de Arthur Lira.

Até o momento, apenas a candidatura de Lira foi anunciada.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost