Mestre em engenharia, acreana deixa profissão para se dedicar ao yoga no Rio de Janeiro

O yoga é considerado uma atividade física, que trabalha com o emocional e o físico, aumentando a força, o equilíbrio e a resistência de quem pratica, além de diminuir o estresse. Para muitos, o yoga é considerado uma filosofia de vida, que trabalha com técnicas para se tornar mais saudável.

Dentre as técnicas, as mais comuns são: posturas meditativas, posturas culturais, posturas de relaxamento, exercícios respiratórios e a meditação, que auxilia tanto na concentração como no desenvolvimento do autoconhecimento.

Foto: Cedida

A professora de yoga Halina Salles conheceu o exercício quando retornou do Rio de Janeiro para Rio Branco, durante suas primeiras férias do mestrado na área de estruturas. Por causa do pai, que passou a praticar aos 71 anos, Hallina começou a partir de um livro de yoga, que foi dado de presente pelo pai, e nele estavam marcados alguns exercícios para que Hallina pudesse fazer e praticar para melhorar sua tendinite, já que sentia fortes dores no braço direito.

“Eu fiquei muito apaixonada por todo o universo e, desde então, o yoga foi ficando na minha vida, de uma forma bem natural. Terminei meu mestrado, engatei no doutorado e durante o decorrer do curso ele foi ganhando uma dimensão muito grande. Eu comecei a minha formação até que resolvi abrir o meu estúdio de yoga, que hoje em dia é minha marca, minha empresa e saí da área de civil e agora estou apenas com a minha empresa”, diz Hallina.

Foto: Cedida

Com as aulas presenciais no Personal Yoga, e aulões com alunos do Rio de Janeiro, Salles notou que é evidente o quanto o aluno se concentra muito mais em si quando está sozinho, sem distrações ou comparações à sua volta, pois melhora suas percepções, por já está praticando em ambiente seguro, seja no seu quarto, casa, varanda, escritório, consultório e trabalho.

Objetivos do yoga

Hallina Salles, acredita que o yoga tem como objetivo ajudar a desenvolver equilíbrio, ter uma vida mais leve e feliz, cultivando vitalidade e resiliência no corpo e na mente. “Quanto mais você treina a sua respiração, o seu físico e o seu pensamento, mais você desenvolve as suas emoções, a sua concentração, força, flexibilidade e autocontrole”, explica.

Foto: Cedida

Para ela, o yoga é uma prática física e mental, que abrange a saúde e o bem-estar, além de visar a longevidade. Os inúmeros benefícios são: desenvolver o condicionamento físico, ajuda a reduzir dores, evitar lesões, trazendo força, flexibilidade, mobilidade, equilíbrio, resistência, além de ajudar a dormir melhor, reduzir o estresse, melhora a concentração, o foco, traz disposição, autoestima e desenvolvimento de bem estar no modo geral.

PUBLICIDADE