ContilNet Notícias

Escritor acreano é entrevistado por Patrícia Poeta no programa da Rede Globo

Por TIÃO MAIA, PARA O CONTILNET

Acreano de Rio Branco, o professor e escritor Rossine de Araújo Castro, membro de tradicional família local, foi entrevistado nesta segunda-feira(23), pelo programa “Encontro”, da Rede Globo de Televisão, apresentado pela jornalista Patrícia Poeta.

Durante dois minutos, o acreano de 59 anos falou de sua experiência de migrante e de sua relação afetiva com a capital paulista.

Castro é irmão, entre outros, do também escritor Antônio Stelio, que vive em Natal (RN), e da médica pediatra Dinair Castro, que atua em Rio Branco.

O programa “Encontro”, que passou a ser apresentado por Patrícia Poeta, substituta de Fátima Bernardes, a partir de São Paulo (antes era transmitido do Rio de Janeiro), vem contando a história dos imigrantes e suas relações com a maior metrópole do Brasil e da América Latina, com mais de 20 milhões de habitantes. As entrevistas também fazem parte das homenagens da Rede Globo à cidade paulista, que completa 469 anos de fundação no próximo dia 25, na quarta-feira.

Rossine Castro é autor do livro ” Ambiente Amazônico – A Arte Vivencial de Hélio Melo”, um trabalho acadêmico e de pesquisa sobre o seringueiro amazonense que viveu como artista plástico no Acre, já falecido. Mas em “Encontro” o autor falou apenas de sua relação com São Paulo, cidade onde vive faz 33 anos.

Castro deixou o Acre inicialmente para Ribeirão Preto, no interior paulista. Formou-se em artes cênicas e passou a apresentar-se em peças de teatro por São Paulo. “As peças eram também apresentadas em escolas, onde, após os espetáculos, a gente promovia debates com a comunidade estudantil. Foi nesse ambiente que me apaixonei pela Educacao”, contou. A paixão a seguir foi pela cidade de São Paulo, em relação à qual o escritor se divide com Rio Branco, onde ainda tem familiares e uma rede de amigos.

“São Paulo, para mim, é um mundo onde cabem várias nações de todo mundo. É uma cidade de oportunidades, onde é possível se construir sonhos”, disse ele à Patrícia Poeta.

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA, CLICANDO AQUI. 

Sair da versão mobile