ContilNet Notícias

Federação das Apaes passa a ser implementada no Acre; entidade busca apoio

Por EMANOEL RODRIGUES LACERDA, PARA O CONTILNET

Criada juridicamente em maio do ano passado, a Federação das APAES do Estado do Acre se filiou à FENAPAES, a federação nacional, no final de 2022. Agora, os próximos passos da organização consistem na arrecadação de recursos para a inauguração de sua sede, ainda sem previsão de data e local.

“A gente vai trabalhar com recursos do Acrecap, e é um processo lento, porque é uma arrecadação que é divida com as APAES do interior. Então vamos devagarinho conseguindo recursos para escolher um local onde possamos funcionar, mas a intenção é o mais rápido possível. Além disso, vamos fazer promoções e atividades para captar mais recursos, afim que possamos realmente funcionar e prestar assistência para as demais APAES dos municípios”, conta Cecilia Garcia Lima, presidente da Federação das APAES do Estado do Acre.

Além das arrecadações e parcerias privadas, a federação do Acre busca apoio com o governo do estado e as prefeituras dos municípios. “O poder público tem uma importante participação nas APAES, e sem essa parceria é muito difícil sobreviver. Já mandamos ofício pro governador do estado e as presidentes estão entrando em contato com os prefeitos.”

FEAPAES

O objetivo de uma federação estadual é congregar as APAES municipais, reunindo-as e prestando apoio e assistência técnica, fortalecendo o movimento Apaeano do estado. A Federação Estadual é a segunda instância do movimento, sendo a primeira a Federação Nacional e a terceira as APAES dos municípios. “Estamos só esperando a estruturação física, para começarmos a expandir o movimento para outros municípios. A intenção é chegar a todos os municípios do nosso estado, é um projeto a longo prazo”, complementa Cecilia Lima.

INSTÂNCIA NACIONAL

A importância da FEAPAE no estado do Acre não se resume à integração entre as APAES dos municípios. Agora, filiada à federação nacional, a federação do Acre tem direito a voto e participação nas decisões da instância nacional.

“É preciso que a gente consiga chegar mais perto da federação nacional, e que a gente consiga usufruir de todos os benefícios que os demais estados usufruem por serem federações estaduais. É uma luta muito grande, muitas vezes gera um pouco de dúvida em relação ao nosso papel, que é defender os interesses das APAES dos municípios junto a federação nacional”, explica a presidente da federação acreana.

Sair da versão mobile