Federação liderada pelo PT no Acre faz 1ª reunião, mas mantém frieza em relação ao PSB

Apesar do prestígio junto ao governo e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Indústria e Comércio e vice-presidente da República Geraldo Alckmim, seu partido, o PSB, no Acre continua no escanteio pelos integrantes da coligação Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV.

Pelo menos nenhum dos dirigentes socialistas regionais, Jenilson Leite ou César Messias, que divergiram do PT na condução da última campanha eleitoral no Estado, em 2022, quando o então deputado estadual concorreu em carreira solo para o Senado, não foram convidados para a primeira reunião da Federação realizada no Acre para avaliar os primeiros dias do novo governo Lula. Isso apesar de Geraldo Alckmim ser um dos homens mais fortes do Governo Federal.

O registro da reunião foi feito pelo presidente do diretório regional do PT, Cesário Braga, ao se referir ao encontro ocorrido na última quinta-feira (26). “Ontem realizamos a primeira reunião da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)”, disse o dirigente. “Na pauta além de uma avaliação dos primeiros dias do governo Lula, pontuamos a necessidade de fortalecer os partidos que compõem a federação e a importância de mantermos permanente diálogo para os desafios futuros”, acrescentou.

Sobre uma possível aliança para o futuro com o PSB, nenhuma linha. A postura deve ser em decorrência da postura de Jenilson leite, que vem mantendo a independência em relação à coligação de esquerda registrada nas eleições estaduais de 2022, quando ele fez a campanha para o Senado divorciada da candidatura do petista Jorge Viana ao Governo, o qual, por sua vez, apoiava a ex-vice-governadora Nazaré Araújo na disputa como candidata a senadora, vir anunciando que é pré-candidato à prefeitura de Rio Branco. Nas últimas pesquisas de intenção de voto, Leite aparece como um dos nomes que despontam com o menor índice de rejeição.

Na mesma disposição de independência da Federação Esperança em relação ao PSB, Cesário Braga está convocando a militância petista para uma próxima reunião. Será dia 4 de fevereiro, no sábado, a partir das 15 horas no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Acre (FETACRE), na Avenida Getúlio Vargas.

“Vamos dar início à nossa jornada estadual de formação 2023”, disse Cesário Braga. “A abertura será com a presença do nosso dirigente nacional do PT, Valter Pomar, professor doutor de economia política da Universidade Federal do ABC acrescentou.

PUBLICIDADE