Ícone do site ContilNet Notícias

Federação liderada pelo PT no Acre faz 1ª reunião, mas mantém frieza em relação ao PSB

Por TIÃO MAIA, PARA CONTILNET

Cesário Braga, uma das lideranças do PT acreano, ao lado de Lula. Foto: Reprodução/Facebook

Apesar do prestígio junto ao governo e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Indústria e Comércio e vice-presidente da República Geraldo Alckmim, seu partido, o PSB, no Acre continua no escanteio pelos integrantes da coligação Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV.

Pelo menos nenhum dos dirigentes socialistas regionais, Jenilson Leite ou César Messias, que divergiram do PT na condução da última campanha eleitoral no Estado, em 2022, quando o então deputado estadual concorreu em carreira solo para o Senado, não foram convidados para a primeira reunião da Federação realizada no Acre para avaliar os primeiros dias do novo governo Lula. Isso apesar de Geraldo Alckmim ser um dos homens mais fortes do Governo Federal.

O registro da reunião foi feito pelo presidente do diretório regional do PT, Cesário Braga, ao se referir ao encontro ocorrido na última quinta-feira (26). “Ontem realizamos a primeira reunião da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)”, disse o dirigente. “Na pauta além de uma avaliação dos primeiros dias do governo Lula, pontuamos a necessidade de fortalecer os partidos que compõem a federação e a importância de mantermos permanente diálogo para os desafios futuros”, acrescentou.

Sobre uma possível aliança para o futuro com o PSB, nenhuma linha. A postura deve ser em decorrência da postura de Jenilson leite, que vem mantendo a independência em relação à coligação de esquerda registrada nas eleições estaduais de 2022, quando ele fez a campanha para o Senado divorciada da candidatura do petista Jorge Viana ao Governo, o qual, por sua vez, apoiava a ex-vice-governadora Nazaré Araújo na disputa como candidata a senadora, vir anunciando que é pré-candidato à prefeitura de Rio Branco. Nas últimas pesquisas de intenção de voto, Leite aparece como um dos nomes que despontam com o menor índice de rejeição.

Na mesma disposição de independência da Federação Esperança em relação ao PSB, Cesário Braga está convocando a militância petista para uma próxima reunião. Será dia 4 de fevereiro, no sábado, a partir das 15 horas no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Acre (FETACRE), na Avenida Getúlio Vargas.

“Vamos dar início à nossa jornada estadual de formação 2023”, disse Cesário Braga. “A abertura será com a presença do nosso dirigente nacional do PT, Valter Pomar, professor doutor de economia política da Universidade Federal do ABC acrescentou.

Sair da versão mobile