Assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nomeou Sônia Guajajara, a primeira deputada federal indígena eleita por São Paulo, como ministra dos Povos Originários, o segundo mandato do governador Gladson Cameli (PP) no Governo do Acre também terá uma assessora especial, com status de secretária de Estado, para assuntos indígenas. Trata-se da liderança reconhecida por sua representatividade na causa em nível nacional e internacional de defesa dos povos indígenas, Francisca Arara, do povo Arara.
Aos 44 anos, Francisca Arara foi nomeada por Gladson Cameli nesta quinta-feira (26), como Assessora Especial Indígena no Gabinete do governador Gladson Cameli, segundo está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Ela é militante da causa indígena, segundo a própria define, há mais de 20 anos, quando tomou consciência política.
O cargo de assessor estadual para assuntos indígenas foi inicialmente criado pelo então governador petista Jorge Viana, que governou o Acre no período de 1999 a 2007, em dois mandatos. O cargo foi mantido em outros três mandatos seguintes de governadores petistas, Binho Marques de 2006 a 2010, e de Tião Viana, de 2010 a 2018. No primeiro mandato, de 2019 a 2022, Gladson Cameli não teve assessor indígena, embora ele próprio, na condição de governador, tenha se envolvido diretamente com a causa, indo às aldeias e participando e festivais de povos de várias etnias.
Além de representar o governador, Francisca Arara vai ajudar nas pautas indígenas com uma participação direta junto ao Gabinete do governador. “É uma honra, como mulher indígena, do povo Arara, poder contribuir com o nosso Estado. Já atuei nacionalmente e internacionalmente e agora vou ajudar o nosso Acre”, disse ela.
“Vou trabalhar diretamente no Gabinete do governador e vou ter mais proximidade para conversar com ele sobre os problemas e soluções relacionados aos povos originários. O nosso Estado vai estar dialogando diretamente com os povos indígenas e, para mim, é uma satisfação e estou muito emocionada”, destacou.
Em Brasília, onde se encontra para participar de um fórum de governadores nesta quinta-feira e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira (27), o governador Gladson Cameli falou sobre sua nova assessora.
“Vejo a Francisca Arara como uma mulher forte, uma liderança feminina que agora vai nos ajudar e trabalhar na condução das políticas públicas do Acre. O Estado precisa de lideranças como ela, e agora estaremos caminhando juntos para fortalecer ainda mais o trabalho que já estávamos fazendo”, afirmou.
O governador avalia que há necessidade de debates voltados aos povos indígenas e que a pauta climática precisa ser prioridade. “Queremos o Estado dialogando diretamente com os povos indígenas e, com a Francisca trabalhando ao nosso lado, vamos poder tratar essa pauta mais de perto”, acrescentou.