0
Eram muitas as especulações de quem seriam os nomeados para os ministérios no Governo Lula. Do Acre, foram sete os convocados para integrar as equipes de transição, mas apenas dois vieram a ser nomeados.
Em teoria, Jorge Viana era quem assumiria o Ministério do Meio Ambiente, principalmente por conta dos embates de Marina Silva e a ex-ministra Izabella Teixeira, que pautaram o trabalho realizado por Marina da última vez que foi ministra. Ainda assim, dia 29 de dezembro de 2022, a acreana foi anunciada para o Ministério.
Já Jorge Viana foi direcionado para o comando da Agência Brasileira de Exportação e Investimento (Apex), sendo o segundo anúncio realizado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.
Do grupo de acreanos, Binho Marques foi o primeiro cotado como membro integrante da equipe de transição na área da Educação. Logo depois vieram as outras nomeações, Benki Piyãko para Povos Originários, Juliet Matos para o grupo de Direitos Humanos, Shirley Torres em Esporte e Léo de Brito na equipe técnica de Ciência e Tecnologia.
Contudo, Marina Silva e Jorge Viana foram os únicos acreanos a serem nomeados para compor o governo, enquanto os outros, mesmo demonstrando interesse em fazer parte, apenas fizeram parte da transição.