O monitorado por tornozeleira eletrônica identificado como Vanderson, 19 anos, e a namorada dele, identificada como Maria Clara, 21, foram presos acusados de receptação, tráfico de drogas e apologia ao crime organizado, na noite desta quinta-feira (26). As prisões ocorreram em uma residência entre as ruas Botafogo e Flamengo, no bairro Defesa Civil, em Rio Branco.
Segundo informações dos policiais militares do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO), eles estavam em patrulhamento pelo bairro Defesa Civil, quando perceberam uma movimentação estranha dentro de uma residência que funciona como ponto de venda de drogas, que já vinha sendo observado pelo reservado do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), onde os PMs tiveram acesso a vídeos em que apareciam várias pessoas com um suposto fuzil que era usado para fazer a segurança da “boca de fumo”.
Tanto o Giro, quando o reservado do Bope, realizaram um cerco policial e a dupla, ao perceber a presença da Polícia Militar, começou a empreender fuga pelas casas vizinhas e pelos quintais.
Dentro de uma casa abandonada foi encontrado 40 grama de Skunk e 24 reais em dinheiro em espécie trocado, materializando o tráfico de drogas. Dentro de outra residência foram encontradas parte das jóias de um roubo anterior e também um simulacro de fuzil, que foi apreendido.
Durante a operação, o reservado do Bope estava de poder do vídeo que foi divulgado nas redes sociais, em que, supostamente, Vanderson aparece empunhando o armamento (de brinquedo), como se fosse de verdade, para intimidar os inimigos e proteger os traficantes da área.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão para o casal, que foi encaminhado para a Delegacia de Flagrantes (Defla), juntamente com a arma de fogo e as drogas apreendidas, o dinheiro e o simulacro de fuzil, para serem tomadas as medidas cabíveis.
O proprietário do fuzil esteve na delegacia e o casal passou a ser investigado por roubo, tendo em vista que a arma é de airsoft e foi roubado da casa de um praticante, em outra ação criminosa em que os bandidos levaram vários objetos da residência.
As jóias foram reconhecidas pela família que teve a casa invadida por vários criminosos no bairro Nova Estação e fizeram todos de reféns. O roubo aconteceu no dia 30 de dezembro. Os bandidos levaram todos os eletrodomésticos e colocaram dentro de um carro da família, modelo Attrack de cor branco. Após conseguirem se desamarrar, as vítimas acionaram a Polícia Militar, que foi ao local, colheu as características dos assaltantes, fez ronda na região, mas ninguém foi preso.
As investigações ainda estão a cargo da Delegacia de Combate à Roubos e Extorsões (Dcore).