Quando ouvi rumores de que havia um novo candidato a homem mais alto do mundo no norte de Gana, comecei a apurar se era verdade. O único problema que encontrei? Como medir sua altura.
Um hospital local no norte de Gana disse a Sulemana Abdul Samed, de 29 anos, após um check-up recente, que ele estava medindo 2,89 metros de altura.
Isso faria dele o homem mais alto do mundo, mas havia um problema — a clínica rural não podia ter certeza de sua altura porque não possuía as ferramentas de medição adequadas.
Diagnosticado com gigantismo há alguns anos, o jovem estava no meio da sua consulta mensal para lidar com as complicações da condição, quando foi solicitado a ficar em pé contra uma régua de medição.
Uma enfermeira ficou surpresa e disse a ele: “Você cresceu mais do que a régua.”
Mais conhecido pelo apelido de Awuche, que significa “vamos” em hausa, ele ficou desconcertado com a reação que estava causando.
Ele não se surpreendeu ao saber que estava mais alto, já que nunca parou de crescer — mas sentiu que gerou uma consternação na equipe, que não estava preparada para tal cenário.
A enfermeira de plantão chamou a colega, que por sua vez pediu ajuda a outra. Em pouco tempo, um grupo de enfermeiros e auxiliares de enfermagem se reuniu para resolver o mistério e determinar sua altura.
Alguém sugeriu que eles encontrassem uma vara e a usassem como uma extensão acima da haste de medição existente para medir sua altura — e foi assim que chegaram à estimativa.
Leia mais em BBC News Brasil.