Ícone do site ContilNet Notícias

OAB pede explicações da Prefeitura de Rio Branco sobre queima de fogos com barulho no Réveillon

Por REDAÇÃO CONTILNET

Queima de fogos em Rio Branco. Foto: Reprodução

A Ordem dos Advogados do Brasil-AC pediu explicações da Prefeitura de Rio Branco sobre a queima de fogos com barulho no Réveillon 2023. A Lei Estadual nº 3.939/22 proíbe o comércio, transporte, manuseio e o uso de fogos de artifício ou de qualquer outro artefato pirotécnico que produza estampidos e estabelece sanções para o seu descumprimento. Um ofício foi encaminhado para a Fundação Garibaldi Brasil (FGB), responsável pela queima de fogos, no último dia 13 de janeiro.

Além disso, a OAB/AC questionou também porque a FGB utilizou a queima de fogos com estampidos mesmo com um contrato que garantia o fornecimento de artefatos sem ruídos, ou seja, sem estampido.

“Sabe-se que a FGB celebrou contrato nº 162/2022, com a empresa EMERSON GONÇALVES DA SILVA – ME, pelo valor total de R$ 352.031,00 (trezentos e cinquenta e dois mil e trinta e um reais), cujo objeto era a contratação de empresa especializada em serviços de montagem com execução de show pirotécnico utilizando artefatos sem ruído“, destaca trecho do ofício encaminhado ao poder público municipal.

A entidade questionou ainda se será aberto algum procedimento administrativo para apurar os motivos do não cumprimento da lei.

“A OAB se faz extremamente necessária para ser os olhos das pessoas, e dos seres que sofrem com o descumprimento das leis. Por isso é importante cobrarmos do poder público explicações, porque fogos com estampido, se no Acre é proibido? Os animais ouvem bem mais que nós humanos e nós estamos aqui para fazê-los serem representados. A Comissão se dedica incansavelmente a conscientizar e a OAB a cobrar, diligenciar em prol dos que precisam”, destacou a presidente da Comissão de Defesa e Proteção aos Animais, Vanessa Facundes.

Sair da versão mobile