Dra. Kelma Roque explica riscos de intercorrências em procedimentos feitos por profissionais não habilitados

Dra. Kelma Roque fala das alterações da função muscular da face, PTOSE, ocasionadas por profissionais não capacitados para realizar procedimentos como aplicação da toxina botulínica, o famoso BOTOX.

Esse tem sido um ponto muito discutido e vemos muita ansiedade em querer resolver o problema que foi criado por profissionais não especializados, e sem o mínimo de conhecimentos, que insistem em realizar procedimentos que não tem domínio, e que acabam causando intercorrências nos pacientes.

Em face disso começam a surgir um monte de fórmulas para tratar ptose, ou deficiência da função muscular atingida devido ao excesso, ou à injeção inadvertida de toxina.

Isso geralmente ocorre com a toxina e a ideia é tentar reverter o efeito dela, mas uma coisa tem que ficar muito clara, nos nossos estudos, e na experiência adquirida, a toxina é imediata e irreversível.

Foto: Reprodução

Não existe antídoto para toxina e não há nada que possa acelerar o processo.

Onde a toxina encosta é uma protease. É a velha história do sorvete: o sorvete vai para a geladeira, depois vai fora da geladeira, e volta para a geladeira. Enquanto está sorvete, está sorvete, no momento que ficou fora e derreteu, você pode voltar para a geladeira que não volta mais a ser sorvete.

É um exemplo do processo, enfim, é muito importante entender o que uma protease faz.
A proteína vai embora, aquela forma acaba, então a placa motora já era, não tem função, vai ter que formar outra.

Aí o nervo vai emitir um broto através dos fatores de crescimento neurais, todo um processo de crescimento de nervo, aí sim, cerca de 90 dias depois tem uma nova placa motora funcionando, para que a vesícula de acetilcolina possa ser lisada e liberada acetilcolina.

É um processo que não tem tratamento, e por isso é de extrema importância que o paciente procure um profissional capacitado, habilitado, especialista e pós-graduado na área da saúde, pois é muito sério fazer procedimento de toxina botulínica sem um profissional capacitado.

Dra.Kelmaroque
CRBM/ 4 7529

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost