Ícone do site ContilNet Notícias

Pimenta no Reino: o que a pesquisa de avaliação de prefeitos do Acre diz sobre 2024

Por THIAGO CABRAL, PARA O CONTILNET

Alguns dos prefeitos do Acre em evento em Cruzeiro do Sul/Foto: Reprodução

Pesquisa

O Instituto de Pesquisa Data Control divulgou ontem um levantamento de como está a avaliação dos prefeitos nas principais cidades do Acre. Para a maioria dos chefes de Executivo, a situação é delicada e acende um alerta sobre 2024, seja para a reeleição ou para emplacar um sucessor.

Normal

Apesar das avaliações positivas baixas, esse cenário pode ser considerado normal para meio de mandato. Geralmente a avaliação cresce (ou despenca de vez) no último ano de gestão, que é quando as grandes obras ou iniciam ou estão em fase final. Portanto, mais uma vez repito aqui na coluna: pesquisa é retrato e eleição é filme.

Rio Branco

Em Rio Branco, capital do Acre, o prefeito Tião Bocalom (PP) escolheu enxergar o resultado como um “copo meio cheio”. Apesar de 44,7% considerar a gestão de Bocalom ruim ou péssima, 33,4% acham regular e 17,98% ótimo ou bom, ou seja, se somados os resultados, Bocalom chega a fazer um governo ‘satisfatório’ para 51,38% da população da capital. Fora isso, se comparada a pesquisa de um ano atrás, Bocalom subiu 20% nesse mesmo índice da soma do regular com o bom/ótimo, foi de 30,5% para mais de 50%. É pra comemorar mesmo.

Esforço

Apesar de muito criticado, sobretudo no início do seu mandato, Bocalom tem feito um esforço para ajustar os ponteiros da sua gestão. Se está fazendo certo ou errado, só as urnas dirão em 2024. Mas esforço há, isso é inegável.

Não dá bola

“Não dou muita bola para essas pesquisas. Todos sabem que sempre fui vítima de pesquisas encomendadas por meus adversários. Eu sei onde vamos chegar, quando e como chegar. Nossa economia, nestes 2 anos, passa de R$ 400 milhões, de recursos próprios, que estão na conta para se transformar em obras e serviços. Nunca na história de Rio Branco se viu uma economia dessa, nem 10% disso. Eu só peço um pouquinho de paciência à nossa população e que não entre na desse pessoal que só torce para que tudo dê errado”. Fala de Bocalom sobre o resultado da pesquisa.

Brasileia

Sem surpresa, a gestão da agora ex-petista Fernanda Hassem em Brasileia segue sendo muito bem avaliada. No Alto Acre, Hassem tem 48,4% de bom ou ótimo e 33,9% de regular. A soma desses índices dá 82,3%. Fernanda vem colecionando ao longo dos últimos anos a dianteira nas pesquisas de avaliação de prefeitos. É um fenômeno! Se escolher bem, elege o sucessor com os pés nas costas.

Cruzeiro, Sena e Taraucá

Em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, o prefeito Zequinha Lima (PP) foi avaliado como bom ou ótimo por 26,5% da população, regular por 32,3% e ruim ou péssimo por 34,2%. Em Sena Madureira, Mazinho Serafim (UB) teve 45,1% de aprovação, 26,5% de regular e 26,6% de ruim ou péssimo. Já em Taraucá, 39,5% opinaram que a gestão da prefeita Maria Lucineia (PDT) é boa ou ótima, 20,2% regular e 39,5% ruim ou péssima.

Leitura

Apesar de um tanto adiantada com relação às eleições de 2024, há quase dois anos, essa pesquisa é um bom termômetro para quem quer se reeleger ou emplacar um sucessor ou sucessora da sua confiança. Quem tá ruim, precisa melhorar, e quem tá bem, precisa ficar ainda melhor. Todos terão o mesmo tempo para isso. 

Nomeou

O governador Gladson Cameli (PP) nomeou nesta segunda (16) dois ex-prefeitos para o seu governo: Tião Flores e André Hassem, ambos ex-prefeitos de Epitaciolândia. Na realidade, Gladson só reconduziu Flores ao cargo que já ocupava, de secretário adjunto de Educação, e colocou Hassem em um cargo que já havia ocupado na maior parte do tempo do primeiro mandato de Gladson, o de presidente do Imac. O ex-deputado Moisés Diniz também foi nomeado hoje, vai assumir o cargo de diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Acre (FAPAC).

Apex

O ex-senador acreano e atual presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana (PT), vai realizar hoje sua primeira agenda no Acre. JV participa de um encontro com empresários e representantes do setor produtivo, da indústria, comércio e serviços do Acre na Fecomercio, em Rio Branco. Acompanham Jorge na agenda, a diretora de Negócios da Apex, Ana Paula Repezza, e a gerente de Competitividade da Agência, Clarissa Furtado.

Sair da versão mobile