ContilNet Notícias

Pimenta: o mandato ainda nem começou, mas já tem deputado largando na frente

Por THIAGO CABRAL, PARA O CONTILNET

Foto: ContilNet

Quilometragem

Se tem um deputado, entre os eleitos e reeleitos, que tem andado e feito um trabalho de base de dar inveja a muita gente é o jovem advogado Eduardo Ribeiro (PSD). Não que os outros não estejam fazendo, mas a quilometragem de Eduardo está alta. É muito chão.

Eduardo Ribeiro/ Foto: ContilNet

Aposta

Eduardo é uma novidade boa na política acreana. Jovem, experiente na gestão pública e extremamente preparado, é o combo certeiro para ser um político de destaque. Aposto com quem quiser que vai ser um dos protagonistas dessa nova legislatura. E vai longe.

Posição

Por esses dias, Eduardo postou nas redes sociais um trecho de uma entrevista que deu ao site A Gazeta.Net, em que falou um pouco sobre como pretende atuar na Aleac, se na situação ou oposição. Basicamente, Eduardo falou que o que for a favor do povo ele também é favorável. Já que o ele entender que não for benéfico para o povo, não terá seu voto. O vídeo rendeu até comentário do ex-governador Tião Viana (PT), que colocou vários emojis de palminhas na publicação e uma curtida do senador Petecão (PSD).

Virada

Um fato curioso sobre Eduardo é que nas eleições municipais de 2020 ele disputou como vice na chapa de Socorro Neri, na época ele no PDT e ela no PSB. Se naquela ocasião a dupla saiu derrotada, na eleição seguinte, em 2022, a situação foi completamente diferente, Neri se elegeu para a Câmara Federal e Eduardo para a Aleac. Outra curiosidade é que os dois trocaram de partido e foram justo para os partidos dos seus ‘algozes’ e vencedores daquele pleito. Socorro Neri foi para o PP do prefeito Tião Bocalom e Eduardo foi para o PSD da vice Marfisa.

Motorzinho

Outro deputado debutante que tem andado e não é pouco, é Pablo Bregense (PSD), que por coincidência é correligionário de Eduardo. Tem três dias que tento falar com o deputado para pegar informações para a coluna mas a agenda lotada não deixa. Esse aí tem um motorzinho também. Vai fazer bonito na Aleac.

Expectativa

Acostumados com todos os holofotes voltados para eles na Câmara de Vereadores de Rio Branco, os vereadores e deputados eleitos Emerson Jarude (MDB) e Michelle Melo (PDT), geram grande expectativa quanto a futura atuação na Aleac. Acredito firmemente que repetirão o bom desempenho da Câmara na Aleac, mas no parlamento estadual a qualidade do debate aumenta, e consequentemente os holofotes se dividem.

Andorinha

O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) não está nessa leva de novos deputados, porque já está indo para o seu quarto mandato. Mesmo “antigo” na casa, o comunista é uma espécie de sumidade na Casa. Todo deputado com quem falo elogia o desempenho de Magalhães, mesmo os que discordam dele de A a Z. Como uma andorinha solitária na oposição, vai suar pra fazer aflorar um verão.

Entrevista

O presidente Lula (PT) deu uma entrevista arrebatadora à comentarista de política do Globo News, Natuza Neri, na última quarta (18). A jornalista entrevistou o presidente para o seu podcast, ‘O Assunto’, em um papo de mais de uma hora de duração.

Golpe

Na entrevista, Lula falou sobre os ataques terroristas de 8 de janeiro e disse ficou com a impressão que era o começo de um golpe de Estado. O presidente falou ainda sobre o motivo de ter decretado a intervenção na Segurança do DF e não decretar o GLO e também sobre economia, educação e outros assuntos. Vale a pena o play.

Despedida

Depois de quase dois anos como titular da coluna Pimenta no Reino, hoje me despeço desse espaço tão importante para o fomento do debate político acreano e tão gratificante de escrever e compartilhar as histórias do poder. Agradeço imensamente ao ContilNet pelo espaço e desejo muito sucesso ao novo titular da coluna.

Agradecimento

Aos meus queridos leitores agradeço pelo tempo dispensado diariamente, aos amigos agradeço pelo apoio, à classe política agradeço pela presteza de sempre me atender com respeito, e as minhas fontes agradeço pela relação de confiança construída e por todos os furos. Sem vocês, nada disso seria possível.

Sair da versão mobile