Mais 149 alunos do Colégio Militar Estadual Tiradentes (CMET), gerido pela Polícia Militar do Acre (PMAC), estão aptos a iniciar a saga pela formação superior. Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 19, quatro turmas do 3º ano do ensino médio participaram da tão sonhada formatura de colação de grau, ato que marca a transição para uma nova etapa na vida estudantil.
Das arquibancadas da quadra de esportes do CMET, amigos e familiares dos formandos acompanharam emocionados o rito militar. Perfilados, ostentando o uniforme impecável que vestiram durante toda a trajetória na instituição de ensino, os estudantes se despediram de professores, gestores, militares e demais profissionais do colégio, ao som dos acordes da Banda de Música da PMAC.
Thiago Santos, um dentre os quase 150 formandos, falou dos desafios de ter que estudar durante a pandemia da covid-19, e destacou a importância que o colégio militar teve para seu desenvolvimento pessoal e intelectual. Para ele, a saudade que fica com a despedida é quase tão grande quanto a certeza de que as experiências adquiridas nos últimos anos farão o diferencial no seu futuro. “Estou saindo do colégio para ir para uma faculdade, e esse é só o começo do sonho”, pontuou.
Para o major PM Rodolfo Velásquez, atual diretor do CMET, a solenidade coroa um momento marcante da vida escolar dos estudantes. “Ao longo dos últimos anos, esses alunos desenvolveram atividades em áreas diversas, que serviram para complementar não somente sua grade escolar, mas também agregar no seu futuro profissional. E neste momento vê-los finalizar mais essa etapa nos dá a certeza de que cumprimos nosso papel”, finalizou
Estiveram presentes na solenidade a coronel PM Jokebed Taveira, representado o comando-geral da PMAC, oficiais e praças da instituição, além de autoridades civis, alunos, pais e professores.