A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), participou nesta segunda-feira (09), do Encontro do Ecossistema de Inovação e do Programa Inova Amazônia, promovido pelo Sebrae. Participaram do evento diversos parceiros como o Estado, universidades, Senai, entre outros. O objetivo do Programa é fortalecer a bioeconomia na Amazônia e fomentar o crescimento econômico com inovação aberta, aliado à conservação ambiental.
De acordo com o analista técnico do SEBRAE e gestor de ecossistema de inovação, Jorge Freitas, desde 2022, mapeando os atores que influenciam e contribuem de forma direta para o desenvolvimento de negócios na área de bioeconomia.
“A ideia hoje é, ao invés das startups apresentarem seus projetos, a gente faça o que chamamos de ‘pitch invertido’, as instituições apresentarem quais são seus problemas, para que estas startups possam solucionar. É fazermos uma aproximação de quem faz negócio com quem pode contribuir para o desenvolvimento desses negócios.”
“Queremos estreitar mais as startups, que é o nosso público, com os nossos principais parceiros, a partir daí a gente fortalecer realmente as ações de inovação, de aceleração em prol de um ecossistema forte no nosso estado”, afirmou o diretor técnico do Sebrae, Kleber Junior.
Esta é uma iniciativa que busca potencializar o empreendedorismo na Amazônia Legal a partir da bioeconomia, reunindo o que há de mais inovador em sustentabilidade e atuando para promover o desenvolvimento territorial.
“Nos cabe agora saber em que aspecto podemos contribuir mais para o desenvolvimento desses negócios, já que estão despontando com possibilidades de geração de emprego e renda”, explicou o secretário de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo, Assurbanípal Barbary.
“A Prefeitura de Rio Branco está presente aqui através da SDTI e nós vamos fazer uma breve fala colocando qual o nosso planejamento, tudo que nós temos previsto como inovação, que vai contribuir com o desenvolvimento de Rio Branco”, concluiu a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Neiva Tessinari.