Os médicos interessados em se inscrever na primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, expedida por instituição de educação superior estrangeira, já podem se inscrever a partir do dia 16, pelo sistema Revalida.
A prova será aplicada em Rio Branco e em outras cinco cidades do Brasil no dia 5 de março.
Para participar da primeira etapa, o inscrito deve ser brasileiro nato ou estrangeiro em situação legal no país com diploma em medicina expedido por instituição estrangeira reconhecido pelo Ministério da Educação do respectivo país e autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo decreto n. 8.660, de 29 de janeiro de 2016, sobre a Eliminação de Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.
No ato da inscrição, o participante deve informar seu número de CPF, e-mail, número de telefone e os dados da instituição superior estrangeira e ano de conclusão do curso, além de anexar os documentos pedidos no edital em frente e verso com o selo de autenticação consular em formato PDF, PNG ou JPG.
O Revalida é um exame que avalia as competências e habilidades que são exigidas para o exercício da profissão com base nas necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
O exame exige duas etapas. A teórica aborda temas das principais áreas da medicina, como clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstétrica, composta por 100 questões de múltipla escolha. A objetiva é composta por cinco questões.
A prova prática da segunda etapa está sem data para acontecer, até o momento.