Racha em Thaumaturgo
A coluna obteve com exclusividade a informação de um suposto racha entre o atual prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdelio Furtado (PSD) e o ex-prefeito Isaac Pyanko (PSD). Pyanko renunciou para disputar, sem êxito, uma vaga na Assembleia Legislativa nas Eleições de 2022.
Caldo azedou
Valdelio, que era seu vice, assumiu a prefeitura do município. Acontece que o caldo azedou por lá. Segundo informações repassadas a esta coluna, Valdelio estaria demitindo secretários indicados pelo ex-prefeito, o que teria estremecidos as relações entre ambos.
Falando em desafios
Destaque para a nova secretária adjunta da mulher, a delegada Mardhia El-Shawwa, que já esteve como secretária adjunta na SEJUSP no primeiro mandato do governador Gladson Cameli e agora, pela sua competência e não por apadrinhamento político, está em um novo desafio.
Os perseguidos
A fila nos gabinetes dos secretários Alysson Bestene e Jonathan Donadoni continuam sem fim. Muita gente querendo cargos no governo. O problema? O pirão que é pouco para tanta gente.
Cobras e lagartos
Um deputado eleito soltava cobras e lagartas esses dias, na mesa de um conhecido restaurante da capital. Ele disse que apoiou o atual governo, mas que não vem sendo atendido em suas reivindicações. Fiquei aqui pensando com os meus botões: o que ele quer tanto do governo de Cameli?
O homem ganhou só
Gladson ganhou a eleição sem o apoio das principais lideranças políticas do estado. Ficou praticamente sozinho. Agora é justo que nomeie quem ele bem entender para os cargos do seu governo.
O futuro do Paz
O Sargento Paz, que ficou conhecido nacionalmente por mostrar o dia a dia das perseguições policiais e prisões em um canal no YouTube, e obteve cerca de 1.500 votos quando disputou um cargo de deputado federal, nas eleições de 2022, poderá concorrer a uma vaga para Câmara Municipal em 2024. Só não sei se será pelo Republicanos, partidos onde ainda está filiado.
“2024 tá bem aí”
Essa foram as palavras usadas pela deputada federal Jéssica Sales em uma rede social. Ao compartilhar um vídeo onde ela inicia falando: “Vocês vão dar um exemplo de como é defender um político que trabalha pra população”. Será uma indireta para alguns políticos do Juruá?
Eleições Municipais
No próximo ano teremos eleições municipais. Os ânimos estão aflorados, principalmente quando se trata das prefeituras de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Em Rio Branco por exemplo, teremos uma verdadeira “briga de foices”. A capital acreana terá candidatos fortíssimos, alguns, por mais que venham de disputas fracassadas em 2022, contam com a forte simpatia do povo.
Vai ter Boca, sim
O atual prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom concorrerá a reeleição. Ele já começou a correr atrás de apoio. Um dos seus ‘alvos’ principais é o governador Gladson Cameli. Nas eleições municipais passadas, Cameli apoiou a ex-prefeita Socorro Neri, que é um dos nomes fortes para disputar a prefeitura de Rio Branco em 2024.
Povo pediu
Procurei pessoas ligadas ao atual prefeito Valdelio Furtado (PSD) para ouvir o lado dele dessa história. “Estamos atendendo um apelo da população, que desde o mandato do ex-prefeito Pyanko clamam pela saída desse secretário, e não há racha entre Valdelio e Pyanko”, disse uma fonte. Será mesmo?
A união pela reconstrução da BR-364
Entra ano, sai ano, vem eleições e a história é a mesma. O descaso da BR-364 pelo poder público. Circulou essa semana nas redes sociais uma foto com os deputados federais eleitos, Socorro Neri (PP), Antônia Lúcia (Republicanos), Roberto Duarte (Republicanos) e Zezinho Barbary (PP). Na foto posam ao lado do presidente da Câmara, Arthur Lira, e na legenda o compromisso de intermediar junto ao governo federal a reconstrução da BR 364. Será que agora vai?
Falando na BR-364
A recuperação da BR-364 é apontada como prioridade pelo Governo Federal, e deve ser concluída até abril de 2023, segundo consta no plano de 100 dias divulgado nessa quarta-feira (18) pelo Ministério dos Transportes.
Lula e o Acre
O presidente Luís Inácio Lula da Silva nunca venceu eleição no Acre. No segundo turno, em 2022 por exemplo, obteve 29,70% dos votos válidos contra 70,30% do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entretanto, engana-se quem achava que Lula (PT) iria guardar mágoas da terra de Chico Mendes, se não, não teria nomeado dois acreanos para assumir cargos federais de destaques ou atender apelo da reconstrução da BR-364, colocando-a como prioridade em seus 100 dias de gestão.
Apresentação
É com grande honra que aceitei o desafio de escrever para os leitores dessa coluna. Vou me esforçar para que os apreciadores da política e seus bastidores, encontrem aqui uma opinião genuína, autêntica e sincera.