CLIQUE AQUI para ver o vídeo.
Um raio assustou um grupo de moradores que estava em um campo durante uma partida de futebol na tarde desse domingo (29), em Nueva Londres, (PY), município a 220 km do território sul-mato-grossense. Moradores registraram o momento em que o raio caiu na cidade. (Veja o vídeo acima).
Pelas imagens, é possível ver que os jogadores dos dois times estavam em campo quando a descarga elétrica atingiu a lateral do gramado e assustou quem estava no local. Ao g1, o doutor em Geofísica e professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Widinei Fernandes, esclarece que foi mais de uma descarga do mesmo raio.
“Olhando o vídeo dá para ver que foi um raio formado por duas ou três descargas. Um raio em geral é formado por três descargas, essas descargas então aproveitam a principal para termos descargas subsequentes. As pessoas correm muito risco, porque uma descarga poderia até mesmo matado uma pessoa”.
Segundo fontes da área de segurança na fronteira, felizmente, a descarga elétrica não causou nenhum ferimento aos jogadores. Após o raio ter caído, a partida ainda continuou e não se sabe o resultado do jogo.
Fernandes alerta que alguns cuidados precisam ser tomados durante uma tempestade de raios para evitar um acidente. “As imagens mostram claramente que não estava chovendo no local e isso mostra que os raios e descargas não estão diretamente ligadas à chuva. Todo mundo deveria procurar abrigo coberto, eles tiveram muita sorte, alguém poderia ter morrido”.