ContilNet Notícias

Reitora da Ufac canta música de Lula em encontro com presidente, e Neri alfineta: “Começou mal”

Por MATHEUS MELLO, DO CONTILNET

O presidente Lula realizou um encontro com vários reitores de Universidades e Institutos Federais, nesta quinta-feira (19), no Palácio do Planalto em Brasília. Representando o Acre, participaram da reunião as reitoras da Ufac, Guida Aquino, e do Ifac, Rosana Cavalcante.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Guida afirma que o encontro com Lula é histórico e significa “um ano de mudanças para a nossa Educação”. No vídeo compartilhado, a reitora canta trecho da música utilizada por eleitores de Lula durante a campanha presidencial.

Foto postada por Guida em encontro com Lula, nesta quinta-feira (19). Reprodução

Além de encontrar Lula, as reitoras se reuniram com o ministro da Educação, Camilo Santana. “Momento histórico e democrático com todas as universidades federais e institutos”, afirmou Guida.

Indireta

A deputada federal mais votada de 2022, Socorro Neri (PP), aproveitou para alfinetar a publicação de Guida. No Instagram, Neri comentou em um post da reitora que o presidente Lula teria começado mal o governo ao vetar recursos para a Educação. “O governo vetou recursos para a ciência e tecnologia (FNDCT) e provimento de professores em universidades federais. Péssimo sinal”, opinou.

Comentário de Neri na publicação de Guida. Reprodução

Lula realmente vetou os investimentos do FNDCT da Lei de Orçamento de 2023 (LOA). Entretanto, a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos anunciou o retorno dos recursos do fundo. Segundo a ministra, serão cerca de R$ 10 bilhões disponíveis para apoio à pesquisa no Brasil.

“O motivo do veto, segundo o Executivo, é um descumprimento da proporção entre operações reembolsáveis e não reembolsáveis, algo que é exigido pela legislação que regulamenta o FNDCT.”, afirmou a Agência Senado em publicação.

Em rede social, a ministra da pasta disse que a ciência voltará a ser pauta no Brasil e criticou a forma com que o governo Bolsonaro tratou os recursos destinados ao ministério.

Neri e Guida são amigas próximas e ambas são professoras da Universidade Federal do Acre. A deputada inclusive, já foi pró-reitora de pesquisa e planejamento da Ufac.

Sair da versão mobile