Nesta segunda-feira (9/1), em evento organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, o treinador espanhol Roberto Martínez, ex-Bélgica, foi anunciado como novo treinador da seleção de Portugal.
Martínez assinou contrato com vínculo até a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. Os primeiros compromissos do técnico espanhol a frente de Portugal serão os duelos pelas eliminatórias para a Eurocopa, em março.
Na apresentação, Martínez declarou a grande expectativa com o projeto apresentado e que sabe dos grandes objetivos desejados pelos portugueses.
“Muito obrigado a todos. Vou tentar aprender português o mais depressa possível. Estou muito orgulhoso de poder representar uma das melhores seleções do mundo. Este projeto me causa enorme expectativa. Sei que há grandes objetivos para esta seleção, mas também há uma grande equipe por trás desta seleção.”, disse em sua apresentação.
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), exaltou Martínez e afirmou que não se importa em ter um treinador estrangeiro a frente da Seleção Lusitana.
“O percurso de Roberto Martínez fala por si próprio. Como treinador tem formado o seu trabalho em adquirir conhecimento de forma competente. Nunca foi relevante o local de nascimento do técnico. Apesar do relacionamento com a Federação ter poucos dias, sabe com o que poderá contar. O povo português é apaixonado pela sua seleção. Ambicionamos, no mínimo, as semifinais de qualquer competição.”, afirmou Gomes.
Roberto Martínez comandou a Bélgica de 2016 até 2022. Neste período o espanhol soma 79 jogos, sendo 56 vitórias, 13 empates e 10 derrotas.