Nomeado ontem secretário-executivo do Ministério da Agricultura, o advogado Irajá Lacerda gravou vídeo em apoio à candidatura de Jair Bolsonaro na campanha do ano passado. Na foto acima, ele aparece ao lado direito de Lula, de gravata azul. À esquerda do presidente, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Irajá já foi chefe de gabinete de Fávaro no Senado. Ambos são do PSD. Lacerda disputou esse ano uma vaga para a Câmara dos Deputados, mas não se elegeu. Recebeu pouco mais de 50 mil votos.
O novo secretário-executivo do ministério – o número dois da pasta – é filho do segundo suplente de Fávaro no Senado, o advogado José Lacerda, também filiado ao PSD.
Num vídeo em apoio a Bolsonaro, de agosto de 2022, Irajá diz: “olá, meu amigos. Me chamo Irajá Lacerda e sou candidato a deputado federal. Venho aqui publicamente manifestar meu apoio ao presidente Bolsonaro”.
Dirigentes do PT do estado protestaram contra sua indicação e manifestaram sua contrariedade ao governo.
O Ministério da Agricultura foi procurado pelo Blog do Noblat para se manifestar, e pediu uma posição de Irajá e Fávaro. Mas não houve retorno.