ContilNet Notícias

Bocalom quer revitalizar o único seringal urbano do mundo, que está em Rio Branco

Por Rebeca Martins, ContilNet

Um dos pontos turísticos do Parque Capitão Ciríaco/Foto: ContilNet

Nesta quarta-feira (15), o prefeito Tião Bocalom visitou o parque Capitão Ciríaco, o maior seringal urbano do mundo, para uma vistoria completa do local.

“Estou visitando e verificando aquilo que ainda falta ser feito, para deixar esse lugar mais bonito, para que as pessoas venham e gostem tanto a ponto de chamar os amigos. É assim que funciona o turismo”, explicou o prefeito.

Bocalom visitou o local com sua equipe/Foto: ContilNet

A prefeitura irá utilizar recursos próprios para custear as melhorias. O parque está dentro dos projetos previamente planejados. Para o prefeito, o intuito principal é deixar o ambiente mais acolhedor e, dessa forma, se transformar em um ponto chave de visitação local e também turística.

Para as ações, o prefeito diz que vai desde a restauração da passarela de acesso até a revitalização das estruturas que integram o parque, como o campo de futebol. A prefeitura também já realizou a instalação de câmeras de monitoramento, segundo Tião Bocalom. Depois da medida, nenhuma ocorrência de furto ou roubo foi registrada.

Também há a intenção de ressaltar o lugar internacionalmente e incentivar a visitação. “O Capitão Ciríaco é uma marca nossa, o único seringal urbano do mundo. Aqui é realmente um ponto turístico especial de Rio Branco”, finaliza o prefeito.

Prefeito Tião Bocalom/Foto: ContilNet

O maior seringal urbano do mundo

O Seringal Urbano Parque Capitão Ciríaco é um espaço histórico que te leva a vivenciar a Revolução Acreana, e também uma opção de lazer. Ele é considerado o maior parque seringal urbano do mundo, e com isso um dos principais pontos turísticos de Rio Branco.

Ele fica localizado na rua Parreira Passos, número 225, no bairro Seis de Agosto. E os horários de visitação são a partir das 8 horas até ás 17 horas, e é aberto todos os dias.

O local faz com que você retorne ao passado e vivencie os principais momentos históricos que vimos nos livros, como a Capela Nossa Senhora da Seringueira, que é uma réplica das antigas igrejinhas simbolizando àqueles de votos que viviam em seringais cultuando sua fé.

A história do lugar onde hoje é o parque começa com o conhecido “sítio” que leva o nome do Capitão Ciríaco e da tão famosa “casinha” que ele, a esposa e seus filhos Lúcia, Olívia e Antônio viveram uma rica história de amor em terras acreanas.  O espaço surgiu numa época em que a Estrada AC-1 era apenas um varadouro, e foi sendo construído a cada árvore plantada, algumas importadas de Belém-Manaus a pedido do Capitão aos seus amigos navegadores.

Ao longo dos anos a família Ciríaco soube preservar o espaço protegendo o ambiente dos invasores, fato este que contribuiu para que hoje conheçamos parte da estrutura física originária e natural do espaço.

No ano de 1994, a Prefeitura Municipal de Rio Branco comprou o espaço da família e o transformou em Parque Capitão Ciríaco e foi dessa forma que o antigo seringal de cultivo, passou a ser um Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paisagístico e Ambiental dentro da área urbana de Rio Branco.

Sair da versão mobile