A Seleção Brasileira de basquete superou os Estados Unidos, na noite desse domingo (26/2), por 82 x 76, e garantiu a última vaga das Américas para o Mundial de 2023. O confronto aconteceu no Ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul (RS).
A equipe estadunidense foi a primeira seleção a carimbar o passaporte para a Copa do Mundo e já entrou em quadra classificada. O Brasil, por outro lado, vinha com o histórico de duas derrotas para Porto Rico e uma para o México.
Os triunfos sobre o México e o time dos Estados Unidos ainda davam a oportunidade da classificação para a Canarinho. A esperança ainda era mais palpável pelo fato de, apesar de precisar enfrentar os estadunidenses, os atletas norte-americanos não atuarem na NBA, mas na G-League, a liga de desenvolvimento do país.
A Seleção terminou a segunda etapa das Eliminatórias em 4º lugar do Grupo F, atrás dos Estados Unidos, de Porto Rico e do México, apesar de ter feito a mesma campanha que os dois últimos, com oito vitórias em 12 partidas.
Entretanto, os critérios de desempate colocam o Brasil na 4ª colocação, à frente do Uruguai e da Colômbia.
Os classificados
O torneio classificava os três melhores do Grupo E e do Grupo F, além do 4º melhor geral. O Brasil, então, conseguiu melhor desempenho que a Argentina, que ficou na mesma posição no outro grupo, e irá participar de mais uma edição da Copa do Mundo de Basquete.
O Mundial da modalidade começa no dia 25 de agosto deste ano e será realizado no Japão, nas Filipinas e na Indonésia. A competição dá vagas antecipadas às Olimpíadas de Paris, em 2024.