Ícone do site ContilNet Notícias

Brasil vence Estados Unidos e garante vaga no Mundial de Basquete

Por METRÓPOLES

Divulgação/FIBA

Seleção Brasileira de basquete superou os Estados Unidos, na noite desse domingo (26/2), por 82 x 76, e garantiu a última vaga das Américas para o Mundial de 2023. O confronto aconteceu no Ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul (RS).

A equipe estadunidense foi a primeira seleção a carimbar o passaporte para a Copa do Mundo e já entrou em quadra classificada. O Brasil, por outro lado, vinha com o histórico de duas derrotas para Porto Rico e uma para o México.

Os triunfos sobre o México e o time dos Estados Unidos ainda davam a oportunidade da classificação para a Canarinho. A esperança ainda era mais palpável pelo fato de, apesar de precisar enfrentar os estadunidenses, os atletas norte-americanos não atuarem na NBA, mas na G-League, a liga de desenvolvimento do país.

A Seleção terminou a segunda etapa das Eliminatórias em 4º lugar do Grupo F, atrás dos Estados Unidos, de Porto Rico e do México, apesar de ter feito a mesma campanha que os dois últimos, com oito vitórias em 12 partidas.

Entretanto, os critérios de desempate colocam o Brasil na 4ª colocação, à frente do Uruguai e da Colômbia.

Os classificados

O torneio classificava os três melhores do Grupo E e do Grupo F, além do 4º melhor geral. O Brasil, então, conseguiu melhor desempenho que a Argentina, que ficou na mesma posição no outro grupo, e irá participar de mais uma edição da Copa do Mundo de Basquete.

O Mundial da modalidade começa no dia 25 de agosto deste ano e será realizado no Japão, nas Filipinas e na Indonésia. A competição dá vagas antecipadas às Olimpíadas de Paris, em 2024.

conteudo patrocinado

Além do Brasil, 30 países vão participar do campeonato internacional: Alemanha, Angola, Austrália, Cabo Verde, Canadá, China, Costa do Marfim, Egito, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Irã, Itália, Japão, Jordânia, Letônia, Líbano, Lituânia, México, Montenegro, Nova Zelândia, Porto Rico, República Dominicana, Sudão do Sul e Venezuela.

Sair da versão mobile