27 de abril de 2024

Campanha da Fraternidade é lançada pela Diocese de Rio Branco: “Fome é problema de todos”

Com o tema “Fraternidade e Fome”, a Campanha da Fraternidade 2023 foi lançada pela Diocese de Rio Branco na manhã desta sexta-feira (24), representada pelo bispo Dom Joaquin Pertinez, padre Anderson Marçal, padre Jairo Coelho e Aurinete Brasil, que responde pela Pastoral do Migrante e ações sociais da Diocese.

Segundo dom Joaquin, o acesso ao alimento é um direito de todos.  “Todo brasileiro tem esse direito. Vocês todos deveriam lutar para que esse direito seja levado para todos. Aqueles que sofrem a miséria não são diferentes de nós. Somos todos iguais”, disse.

Bispo Dom Joaquin Pertinez. Foto: Maria Fernanda Arival/ContilNet

O bispo diocesano também ressaltou que a fome é uma questão social e problemas de todas as pessoas, sendo eles Igreja, Estado, Mídia e outros grupos. “Se eu tenho fome, o problema é meu, mas se meu irmão tem fome, o problema é nosso. Se nossos irmãos têm fome, o problema é nosso. Somos todos responsáveis”, acrescentou.

Veja mais: Diocese de Rio Branco lança Campanha da Fraternidade 2023 nesta sexta-feira; saiba mais

Durante a coletiva, o bispo dom Joaquin leu a mensagem que o Papa Francisco enviou ao Brasil, como tradição da Campanha da Fraternidade e revelou que as palavras chaves que esta Campanha é baseada são “fome, economia e partilha”.

Catedral Nossa Senhora de Nazaré. Foto: Maria Fernanda Arival/ContilNet

“Digamos não a uma economia de exclusão e desigualdade, onde o dinheiro reina em vez de servir. Esta economia mata. Esta economia exclui. Esta economia destrói a Mãe Terra. A economia não deveria ser um mecanismo de acumulação, mas a condigna administração da casa comum. […] Uma economia verdadeiramente comunitária – poder-se-ia dizer, uma economia de inspiração cristã – deve garantir aos povos dignidade, prosperidade e civilização em seus múltiplos aspectos”, disse o Papa Francisco.

Lançamento da Campanha da Fraternidade. Foto: Maria Fernanda Arival/ContilNet

O padre Anderson também fez uma fala sobre a quaresma, período em que a Igreja Católica se prepara para a Páscoa. “Um dos pilares é a caridade. A Campanha da Fraternidade sempre escolhe temas sociais para ajudar a igreja para olhar essas questões. É a terceira vez que a igreja no Brasil escolhe esse tema, não porque gosta, mas porque a realidade nos interpela. Em 2015, o Brasil voltou para o Mapa da Fome”, disse.

Padre Anderson também reafirmou que o tema da Campanha é baseada em dados. “Não basta ficar nos números frios, basta andar pelas cidades, principalmente no Norte e Nordeste, nas grandes cidades”, acrescentou.

Padre Anderson Marçal. Foto: Maria Fernanda Arival/ContilNet

Abertura oficial da Campanha da Fraternidade será neste sábado (25) na Catedral Nossa Senhora de Nazaré com uma missa celebrada pelo bispo Dom Joaquin e neste domingo (26) em todas as demais paróquias.

Padre Jairo Coelho. Foto: Maria Fernanda Arival/ContilNet

Padre Jairo Coelho, ecônomo diocesano, falou sobre as cáritas, que já realizam esse trabalho social, além das coletas que acontecem no Domingo de Ramos, que antecede uma semana o Domingo de Páscoa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost