Com a volta das aulas, Sesacre orienta sobre reaparecimento de doenças

Com o retorno do ano letivo nas escolas e universidades de Rio Branco, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) alerta a população a reforçar os cuidados para prevenir o reaparecimento da Covid-19 e outras doenças.

Algumas escolas particulares já iniciaram as aulas e as demais terão volta em março deste ano.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI), Renata Quiles, a vacina contra a Covid-19 é a maior estratégia para tentar driblar o reaparecimento da doença em alto grau, é importante que crianças a partir dos seis meses já recebam a primeira dose, conforme o que determina o Ministério da Saúde.

Prevenção e sintomas

Quem ainda não recebeu todas as doses deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie). Além das práticas do cotidiano de ações simples como lavar muito bem as mãos, evitar compartilhar objetos, cobrir com o antebraço a boca e o nariz ao tossir e espirrar ou usar álcool em gel.

Em casos de sintomas como febre, tosse, dor de garganta deve-se procurar atendimento e serviços de saúde o mais rápido possível para diagnosticar e tratar a doença respiratória e retomar o uso de máscaras faciais.

Além da covid e influenza a Sesacre está disponibilizando a aplicação da vacina contra a meningite C, para bebês de 3 e 5 meses e 1 ano de idade, e Meningite ACWY para os adolescentes de 11 a 14 anos que nunca tomaram a dose, a vacina está disponível no Crie durante todo o mês de fevereiro.

PUBLICIDADE