Ícone do site ContilNet Notícias

Concurso Banco do Brasil: confira dicas para estudar Informática

Por FOLHA DIRIGIDA

Concurso Banco do Brasil - Foto: Divulgação

concurso Banco do Brasil segue com inscrições abertas até 24 de fevereiro. E, se você quer ter uma chance nas provas que acontecerão em abril, é preciso estar bem preparado.

Pensando nisso, a reportagem da Folha Dirigida tem trazido uma série de dicas para te ajudar nessa missão.

Nesta matéria, você verá o que tem sido cobrado pela banca Cesgranrio em Informática e como chegar para as provas craque nessa disciplinas. Para ajudar, o professor do QConcursos, João Paulo, elencou dicas valiosas.

Veja a seguir como é a cobrança para essa disciplina, principais pontos e dicas de estudo.

Quais os principais tópicos de Informática no concurso BB?

Para o professor João Paulo, nesse tipo de prova a banca Cesgranrio costuma explorar mais os “temas novos” do Banco do Brasil – sendo principalmente os mais ligados às atividades do dia a dia.

Ele cita: ferramentas colaborativas, computação na nuvem e sistemas de decisão

Além disso, João Paulo menciona que assuntos como ‘Malwares’ são abordados de forma mais direta e simples. Por este motivo, deixa como alerta que questões que não podem ser “perdidas” na prova.

Há predominância de algum tema?

São esperadas 15 questões de Informática na prova do concurso BB. E, segundo o professor, os temas devem ser bem distribuídos.

João Paulo explica que a banca Cesgranrio não tem o costuma de cobrar muitas questões acerca do mesmo item ou assunto. Portanto, os conteúdos devem ser bem explorados.

Informática do Banco do Brasil é difícil?

A depender da banca e do concurso, alguns candidatos têm “medo” de certas disciplinas. Mas, e no concurso Banco do Brasil, será que Informática pode se tornar um bicho de sete cabeças?

Para o professor, na última prova do BB, de 2021, a banca organizadora veio com três cadernos de provas, todos com questões diversificadas. Mas, a prova tipo C era consideravelmente mais difícil que as demais.

“Assim, o candidato pode esperar tanto se deparar com prova, mediana fácil como com questões “complexas”, diz o professor.

A boa notícia é que o cronograma do concurso BB trouxe períodos bem espaçosos entre o edital e a prova. Dessa forma, os candidatos terão tempo hábil de se preparar da melhor forma para os conteúdos, seja os que domina ou os que têm menos afinco.

O professor dá exemplo de provas que podem ser boa referência.

“Nesse concurso tivemos um período de inscrições e lapso entre abertura do edital e a prova maiores, o que permite aos alunos uma melhor preparação, sem contar com uma boa base de provas recentes da área bancária feitas pela própria Cesgranrio, como BB2021, caixa PCD, Banco Amazônia e agora o Banrisul.”

Quando será a prova do Banco do Brasil?

Os candidatos do concurso Banco do Brasil 2023 serão avaliados por meio de provas objetivas e uma redação. Os exames terão cinco horas de duração e ocorrerão no dia 23 de abril.

As provas objetivas contarão com 70 questões, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e 45 de Conhecimentos Específicos. As disciplinas irão variar de acordo com o perfil profissional escolhido (agente comercial ou de tecnologia). Veja mais abaixo a relação completa por cargo e questões!

Falando em Conhecimentos Específicos, a disciplina de Informática está presente dentro dela da área comercial, com 15 questões. Ao questionar o professor se esse tipo de cobrança de Informática, com cada vez mais peso, torna-se uma tendência na área bancária, ele explica que “os concursos estão evoluindo”.

Segundo ele, dentro das questões diretas, há tópicos da disciplinas em outras matérias, como: criptomoedas e blockchain, LGPD e Resolução de Cybersegurança.

Portanto, João Paulo explica que é possível esperar cada vez mais um aprofundamento da matéria nas provas, bem como no dia a dia do servidor públicos.

“Podemos observar que alguns concursos estão evoluindo e passaram a incluir além das provas de datilografia, provas práticas de informática”, comenta.

Qual a maior dificuldade dos candidatos em Informática?

O professor responde que a área de Informática traz grande dificuldade pelo fato de ser um “nicho de conhecimento novo”, em que por mais os usuários estejam por dentro e vivenciem, desconhecem totalmente o mundo conceitual de tudo aquilo que engloba a área.

Ele comenta que este excesso de “novas informações’, com muitos termos novos, em inglês, acaba que assusta os alunos ao ter o primeiro contato com a matéria. Infelizmente muitos pensam que ainda é aquele conceito de Noções Básicas.

Para esses é necessária persistência ou que sejam apresentados a matéria por uma nova perspectiva, juntando as novas informações e conceitos às concepções que já possuem, algo que busco muito em minha didática, para desmistificar a matéria e torná-la mais leve ao aprendizado”, comenta João Paulo.

E quais assuntos são essenciais?

O especialista comenta, ainda, acreditar que os assuntos ligados à computação na nuvem e ferramentas de produtividade, inclusive remota, devem ser bem estudados, pois tem grande potência nas provas. Entretanto, sem muitas questões de precedentes para direcionar a perspectiva dos alunos.

O que será cobrado nas provas do concurso BB?

Agente comercial (escriturário tradicional)

Conhecimentos Básicos – 25 questões

Conhecimentos Específicos – 45 questões

Agente de tecnologia (escriturário com foco em TI)

Conhecimentos Básicos – 25 questões

Conhecimentos Específicos – 45 questões

Serão eliminados aqueles que obtiverem aproveitamento inferior a 50% do total da pontuação do conjunto das provas objetivas, aproveitamento inferior a 50% em Conhecimentos Básicos ou inferior a 50% na parte Específica.

Além disso, será eliminado o candidato com nota zero em qualquer uma das disciplinas. Somente será corrigida a redação dos aprovados, na objetiva, em uma posição que não ultrapasse o triplo do somatório do total de número de vagas e do número de cadastro de reserva.

redação será, exclusivamente, de caráter eliminatório. O exame terá o modelo de texto dissertativo-argumentativo. Já a avaliação terá uma pontuação igual a 100, sendo necessário obter 70 pontos ou mais para ser aprovado.

Vagas do concurso BB

O concurso do Banco do Brasil oferece 6 mil vagas para escriturário, cargo que exige o nível médio completo. Assim como a última seleção, a atual tem abrangência nacional, ou seja, permite que o candidato escolha o local de trabalho.

Há oportunidades nos 26 estados do país, além do Distrito Federal (confira aqui as vagas por estado).

Além disso, as vagas de escriturário estão distribuídas por dois perfis profissionais, sendo 3 mil para cada um deles:

► agente comercial (escriturário tradicional) – profissional que atua no banco, principalmente no atendimento ao cliente, e conta com postos em todas as agências do país;
► agente de tecnologia (escriturário voltado para a área de TI) – profissional que atua na área de TI, com conhecimentos específicos, e exerce tal função no Distrito Federal, em Brasília.

Sair da versão mobile