Ícone do site ContilNet Notícias

Concurso INSS: quantos serão convocados? Veja o cenário geral

Por DIREÇÃO CONCURSOS

Reprodução

O concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está em andamento e uma dúvida bastante comum entre os concurseiros é em relação ao número de aprovados em cadastro reserva a serem convocados!

Vale lembrar que o certame teve seu edital publicado em 2022, pela banca Cebraspe, e ofertou 1.000 vagas imediatas, além de 2.373 oportunidades em cadastro reserva, para o cargo de Técnico do Seguro Social, que exige nível médio de formação e possui salário inicial de R$ 5,9 mil.

Entretanto, diversos indícios apontam para um número de convocações superior ao inicialmente anunciado. Confira, a seguir, um resumo dos principais acontecimentos envolvendo a previsão de vagas no certame:

Ministro pede análise sobre novos editais de concurso INSS

A publicação de novos editais será discutida, a pedido do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Durante evento de comemoração dos 100 anos da Previdência Social, ocorrido no dia 24 de janeiro de 2023, a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou à Anasps (Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social) que a realização de novos concursos públicos será discutida a pedido do ministro Carlos Lupi. Confira aqui!

Abaixo-assinado pede mais convocações no concurso INSS

No mesmo evento de comemoração aos 100 anos da Previdência no Brasil, foi anunciada uma campanha para a convocação de mais de 3 mil aprovados no concurso INSS.

Isso porque apesar da oferta de 3.373 oportunidades do último edital, o número de vagas ainda não é o suficiente para suprir as necessidades da autarquia, pois cerca de 3.500 servidores deverão aposentar em breve.

Dessa forma, o abaixo assinado, criado por aprovados no certame, busca repercutir junto ao público, usuário do serviço, e alcançar o Governo Federal para a convocação de mais de 3000 aprovados no último concurso.

Além disso ,o projeto também pretende viabilizar ações para a melhoria da atual situação da seguridade social. Saiba mais detalhes, clicando aqui!

Ministro prevê até 4 mil convocações no concurso INSS

Durante encontro com representantes da categoria, realizado em 17 de janeiro, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, confirmou que mil aprovados no certame serão chamados de imediato. Em seguida, serão convocados de dois a três mil aprovados, totalizando até 4 mil convocações.

É importante mencionar que, por força do anexo II do Decreto Nº 9.739/2019, a quantidade máxima de aprovados no concurso INSS é 3.373 candidatos. Confira esta informação no edital, clicando aqui!

Dessa forma, para tornar possível a convocação de aprovados em quantidade acima da prevista, é necessário que haja a publicação de um decreto nesse sentido.

Quando os aprovados no concurso INSS devem ser nomeados?

No final de 2022, o então presidente do INSS, Guilherme Serrano, afirmou que a expectativa para início do curso de formação para os 1.000 candidatos classificados dentro das vagas imediatas seria até janeiro de 2023.

Assim, a ambientação dos novos servidores já poderia acontecer no período entre o final do mês de fevereiro e início de março de 2023. Ocasião em que esses servidores serão colocados dentro das agências da previdência social e trabalharão parte do tempo em atendimento ao público e parte do tempo em análise de processos.

Esta ambientação, segundo Guilherme Serrado, tem duração entre um e dois meses, sendo importante para que os novos servidores entendam detalhadamente os aspectos que envolvem o atendimento à população e a humanização do processo, embora, atualmente, os processos sejam, majoritariamente, digitais. Saiba mais, clicando aqui!

Entretanto, o cronograma inicialmente previsto sofreu atrasos, já que, de acordo com as últimas datas divulgadas pela banca, o curso de formação terá início em 6 de março e irá até o dia 5 de abril de 2023. Veja detalhes aqui!

Resumo do concurso INSS

  • Banca organizadora: Cebraspe
  • Cargo ofertado: Técnico do Seguro Social
  • Escolaridade: nível médio
  • Salários: iniciais de R$ 5.905,79
  • Vagas: 3.373
  • Confira o edital
Sair da versão mobile