ContilNet Notícias

Deputado Adailton Cruz foi eleito o novo presidente da Comissão de Saúde da ALEAC

Por Ascom

Foto: Ascom

No início da tarde desta quarta-feira (08), o deputado estadual Adailton Cruz (PSB), foi eleito o novo presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Acre – ALEAC.

A Comissão de Saúde da ALEAC é onde se tramita todos os projetos que são destinados ao setor da saúde, e nesse assunto o parlamentar entende bem, já que possui grande experiência com o setor onde sempre levantou voz em prol do trabalhador e buscando melhorias para o serviço.

José Adailton Cruz Pereira, nasceu em 25 de março de 1976, no seringal esperança, município de Tarauacá. Graduado bacharel em enfermagem pela Universidade Federal do Acre – UFAC, trabalhou como como enfermeiro no município de Feijó, onde coordenou o programa de agentes comunitário de saúde, programa de saúde da família, programa de formação profissional na área de enfermagem e em razão da notoriedade, compromisso e resultados que impactaram muito na saúde pública local, resultando no convite para exercer o cargo de Secretário Municipal de Saúde de Feijó.

.No ano de 2004, aprovado em concurso público efetivo na Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE e na Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, mudou-se para capital onde passou a atuar como enfermeiro assistencial do Pronto Socorro de Rio Branco.

Em 2011, foi eleito presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Acre – COREN/AC e reeleito em 2014.

Em 2015, foi eleito pelo voto direto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado – SINTESAC, maior sindicato na área de saúde do estado e foi reeleito em 2019.

Em 2020, atendendo um pedido dos profissionais de saúde e de diversos líderes comunitários, aceitou pela primeira vez se filiar a um partido e concorrer ao cargo de vereador em Rio Branco, sendo eleito o 9º vereador mais votado da capital acreana.

Durante todo o seu mandato de vereador, ainda assim, cumpriu jornada de trabalho regular na emergência do Pronto Socorro de Rio Branco/AC, em paralelo com as atividades parlamentares e sindicais, sendo especialista em gestão de sistemas e serviços de saúde, educação profissional e emergência.

Atuação Sindical

Foto: Ascom

 Na luta sindical, nunca se curvou aos governos, enfrentou de frente todos os problemas que viveram e passaram em prol dos trabalhadores e pacientes.

Liderou greves que pararam o estado de ponta a ponta, de forma judicial, exigiu respeito, apoio, investimentos em saúde, condições de trabalho, mais leitos, mais medicamentos e salário digno.

Conseguiu com muita luta, durante o primeiro mandato do governador Gladson Cameli, após 25 dias de greve, o auxílio saúde, o auxílio alimentação e a reposição salarial, tendo em média mil reais a mais para cada trabalhador.

Combateu duramente a terceirização, o desmonte do Sistema Único de Saúde – SUS e precarização do trabalho. Criou a minuta integral do novo PCCR dos servidores estaduais de saúde, para atender todas as demandas dos servidores, sejam: regulares, irregulares, aposentados, da SESACRE, IGESAC ou FUNDHACRE.

Travou uma das maiores batalhas sindicais em prol dos empregos dos pais e mães de família do PRÓ-SAÚDE. Conseguiu tornar o sindicato viável, mudar a sua essência, ficou sempre lado a lado com todos os trabalhadores, apoiou de forma incondicional e mesmo em plena pandemia liderou para que a voz da saúde ecoasse por todo o Acre, seja com greve, seja na imprensa, seja na justiça, sempre em defesa dos direitos da população.

Atuação Parlamentar/Vereador da cidade de Rio Branco

 Em pouco mais de um ano como vereador, apresentou mais de duzentos projetos de leis, anteprojetos, indicações, audiências públicas e requerimentos, além de realizar inúmeras visitas a diversos bairros, reuniões e apoio social a famílias carentes, dentre os projetos, cinco são de extrema relevância pública.

Foi o relator do projeto de lei que regulamentou o Piso dos ACS e ACE em Rio Branco, defendendo o pagamento integral na letra inicial, retroativo a janeiro de 2022.

Apoiou todos os trabalhadores do transporte público da capital, inclusive idealizou e relatou o projeto de lei que reduziu o valor da tarifa e proporcionou o pagamento de salários e encargos atrasados a mais de 500 trabalhadores.

Propôs a criação do décimo quarto salário aos servidores municipais de saúde, hoje consolidado em lei. Foi o relator do projeto de lei que reformulou o PCCR dos servidores municipais de saúde da capital, fez 25 emendas e consolidou um dos melhores planos de carreira do estado.

Sair da versão mobile