Ícone do site ContilNet Notícias

Diretor de ‘Titanic’ revela o que aconteceu com Rose ao final do filme

Por MULTIVERSO NOTÍCIAS

Imagem: Reprodução

Um dos maiores clássicos românticos do cinema, “Titanic” voltou às telonas no mês de fevereiro, como forma de marcar os 25 anos do filme vencedor de 11 Oscars.

Na ocasião do relançamento, uma coletiva de imprensa foi feita com o diretor da produção, James Cameron, e o produtor Jon Landau, que falaram sobre o grande sucesso, relembraram o roteiro e gravações, e responderam diferentes perguntas dos jornalistas.

Entre as grandes dúvidas do público, está a pergunta: o que aconteceu com Rose ao final do filme? Cameron revelou como foi a gravação da cena final e o que teria ocorrido com a personagem.

Afinal, o que aconteceu com Rose?

A emblemática cena final de “Titanic” mostra Rose, já idosa, jogando seu colar – uma joia apelidada de “Coração do Oceano” – para o mar. Depois disso, a personagem principal é exibida deitada em sua cama, com os olhos fechados, cercada por fotografias que registram importantes momentos de sua longa vida.

Dando sequência, a câmera inicia uma espécie de “sonho”, com filmagem em primeira pessoa, no qual ela está entrando no Titanic novamente, até encontrar todos os tripulantes sorrindo em sua direção. Ao final, o encontro se dá com Jack virado de costas, que sorri ao olhar para a “câmera”, que revela ser a visão da jovem Rose.

Reveja a cena abaixo:

[fvplayer src=”http://youtube.com/watch?v=9ZkolyQQQ6M”]

O fato de Rose estar com os olhos fechados e em seguida “entrar nesse sonho” deixou uma dúvida sobre o que teria acontecido com ela após o fim do filme. James Cameron relembrou que foi muito perguntado sobre essa questão.

“Lembro-me de pessoas me perguntando: ‘Velha Rose, ela estava viva na cama? Morreu?”

Para comentar sobre essa especulação, Cameron contou sobre como foram as gravações.

“Quando chegou a hora dessa cena, a atriz que interpretou a velha Rose, Gloria Stewart, me perguntou: ‘Ok, devo estar viva ou morta aqui?’. E entrei naquele longo discurso que queria que fosse ambíguo, que o público interpretasse do seu ponto de vista.”

Segundo Cameron, a atriz seguiu com a dúvida se deveria prender a respiração ou não. Para resolver a situação, ele relembrou de forma divertida a sua resposta:

“Pensei nisso por um longo segundo e disse: ‘ Sim, é melhor prender a respiração ‘, então aí está sua resposta.”

A fala de James Cameron esclarece então que a personagem Rose teria falecido naquele momento e a cena posterior seria, portanto, um “reencontro” dela com o seu grande amor, Jack.

Sair da versão mobile