Ícone do site ContilNet Notícias

Fim da farra: veja como Netflix vai impedir compartilhamento de senhas

Por UOL

Mike Blake/File Photo/Reuters

Desde o ano passado, a Netflix tem buscado formas de limitar o compartilhamento de senhas entre usuários. Até o momento, não há mudanças no funcionamento do serviço — mas não deve demorar para isso acontecer.

A empresa já divulgou alguns detalhes, em sua página de ajuda em português, sobre como vai ser, na prática, o compartilhamento de uma conta — sobretudo, entre pessoas que não moram na mesma casa.

Questionada por Tilt, a Netflix diz que “espera uma implementação mais ampla no primeiro trimestre do ano” das novas políticas. Espera-se, ainda, que a plataforma possa cobrar a mais pelo uso simultâneo de uma conta por mais pessoas do que o previsto no plano contratado.

Enquanto as mudanças não vêm, confira o que sabemos sobre os planos de limitar o compartilhamento de senhas:

Tem conta com acesso a múltiplos dispositivos simultâneos?

Via de regra, a plataforma parece querer que as pessoas a acessem prioritariamente de suas casas.

Oficialmente, é a chamada “residência Netflix” (o local onde a conta principal está cadastrada).

Então, não poderei mais assistir Netflix fora de casa?

Errado. Você vai conseguir, sim, assistir Netflix fora de sua residência.

Para isso, o serviço diz que será preciso fazer uma verificação do aparelho ou alterar sua “residência Netflix”.

Como vai ser a verificação de um aparelho?

Na página da Netflix nos Estados Unidos, havia uma observação: a pessoa fora de casa deveria se logar pelo menos uma vez a cada 31 dias na rede wifi da “residência Netflix”. O trecho, no entanto, foi removido.

Se eu viajar, não estarei na minha “residência Netflix”; vou conseguir acessar o serviço?

Sim. A empresa garante que, nestes casos, não será necessário verificar o aparelho na maioria das vezes.

“Se você se ausentar da residência Netflix por muito tempo, poderemos pedir ocasionalmente que faça a verificação do aparelho. Fazemos isso para confirmar se ele tem a devida autorização para usar a conta. A verificação é rápida e fácil”, diz a Central de Ajuda.

Como o serviço de streaming sabe se estou fora da “residência Netflix”?

A companhia diz que usa informações como endereços IP (identificação de conexão à internet), identificação de dispositivos e a atividade da conta em aparelhos conectados.

Quantas pessoas podem ver simultaneamente Netflix em uma conta?

Depende do seu plano.

Netflix quer melhorar resultados financeiros

Com essas medidas de controle, a Netflix quer melhorar seus resultados financeiros — mas eatá ciente que deve haver uma “reação de cancelamento” quando começar a cobrar por quem compartilha a senha com pessoas de diferentes localidades.

Ao todo, a empresa diz que 100 milhões de pessoas continuam a compartilhar contas e que isso “reduz nossa habilidade de investimento em longo prazo” e de “melhorar a Netflix”. O número total de assinantes da plataforma de streaming é de 231 milhões.

A Netflix — assim como outras big techs — está em crise e precisa aumentar suas receitas. Em 2022, a empresa registrou perda de assinantes e demissões.

O objetivo agora é gerar receita por meio de duas medidas principais:

  1. Oferecer um pacote de assinatura mais barata e com anúncios
  2. Controlar o compartilhamento de senhas

A primeira entrou em vigor no segundo semestre do ano passado. Neste plano, são exibidas propagandas — entre 4 ou 5 a cada hora assistida de conteúdo. O preço é de R$ 18,90 por mês.

Durante apresentação de resultados financeiros, o plano com anúncios não se mostrou um grande motivo para as pessoas assinarem o serviço, mas a companhia acredita que com o tempo a estratégia renderá “receitas e lucros incrementais” durante o ano.

Veja abaixo a lista dos planos da Netflix, com os preços e as diferenças entre eles:

Básico com anúncios

Básico

Padrão

Premium

Sair da versão mobile