ContilNet Notícias

Fora do Acre, pais pedem ajuda para tratamento de criança que fez transplante de medula

Por Matheus Mello, ContilNet

Gabriel tem 08 anos e descobriu a doença em maio do ano passado. Foto: Cedida

O pequeno Marcos Gabriel Buriti, de 08 anos, em maio de 2022, descobriu ter Aplasia Medular, uma doença rara que atinge a medula óssea e diminui a produção das células sanguínea. Desde então, custeado pelo TFD, ele precisou viajar para realizar o tratamento fora do Acre, em Recife, capital de Pernambuco.

Gabriel está atualmente realizando o tratamento no Hospital Real Português, uma unidade de saúde particular, que graças ao TFD, realiza todo o processo de forma gratuita. Porém, o Sistema Único de Saúde não cobre hospedagem e nem alimentação, que precisam ser custeados pelos pais.

Maiana Buriti, mãe do pequeno Gabriel, disse que a família inteira precisou viajar para Recife e que a situação está difícil.

“Eu e meu marido estamos desempregados e vivendo de doações aqui. Quando vim para cá, já viemos com ajuda das pessoas, conseguimos pagar quatro meses de aluguel, mas tem luz, alimentação, transporte para as consultas, exames. São quatro bocas para alimentar. Além de mim e do meu marido, o Gabriel e a irmã pequena, de 02 anos”, disse.

Maiana está grávida e acompanha o filho nas consultas no hospital. Foto: Cedida

Em 04 de janeiro deste ano, Gabriel finalmente realizou o transplante de medula, doado pelo próprio pai, em 50% de compatibilidade. Entretanto, nas últimas semanas o pequeno começou a apresentar sinais de que possivelmente o organismo teria rejeitado a medula doada. Por esse motivo, Gabriel deverá precisar ficar mais tempo no hospital e sem previsão para retornar ao Acre.

Além da família inteira estar na cidade, Maiana está grávida do terceiro filho. “A situação é difícil, o custo de vida aqui é diferente. Estou zerada. Minha mãe manda um pouco, os amigos também. Viemos para um lugar que não conhecemos ninguém”, declarou.

Além dos gastos básicos, após o transplante, o pequeno ainda não consegue fazer suas refeições e por isso, precisa tomar uma suplementação que custa R$ 100 a lata.

Para ajudar o pequeno Gabriel, com qualquer quantia, a família divulgou uma vaquinha: PIX – 68999122069 – MAIANA SILVA BURITI

Sair da versão mobile