Gloria Maria e idade: apresentadora pediu para colegas não revelarem quantos anos tinha em obituário

Gloria Maria costumava dar risadas da recorrente curiosidade do público acerca de sua idade. A jornalista e apresentadora, que morreu nesta quinta-feira (2), ressaltava que jamais — nunca, nunca — escondeu sua data de nascimento (“Viajo o tempo todo, e, aonde vou, preciso mostrar minha identidade”, ela contou ao GLOBO, numa entrevista recente). Mas o suposto mistério criado em torno do assunto fez com que ela embarcasse no tal “folclore”, como dizia.

— Todos ficam intrigados porque tenho quase 40 anos de jornalismo. Três ou quatro gerações já me viram na TV. Então, pensam: “Essa mulher tem 200 anos”. O que vou fazer? — afirmou, numa entrevista à colunista Patrícia Kogut, do GLOBO, publicada em 2019. — Quando falo, ninguém acredita. Então, melhor não falar. Não vou tirar a ilusão de um país inteiro. As pessoas querem viver disso, vamos deixar, né?

Mistério da idade de Gloria Maria

Por essa razão, ela passou a cultivar uma certeza para si mesma: que o suposto segredo se mantivesse como um enigma. Para colegas jornalistas da TV Globo, a carioca que nasceu no bairro de Vila Isabel pediu, inclusive, que sua idade não fosse citada em seu obituário no “Jornal Nacional”. Ela justificou a atitude, na mesma entrevista ao GLOBO:

— Fiz todo mundo se comprometer comigo. Se, depois de morta, eles botarem a minha idade, puxo a perna de todo mundo — contou. — Isso vai me acompanhar até a morte. Nem quando morrer vou deixar falarem a minha idade, nem no “Jornal Nacional”. Tenho uma regra: quando fizerem meu obituário no “JN”, a única coisa que não pode ter é a idade.

Impossível de manter totalmente oculta, como a própria reforçava, era a carteira de identidade. Gloria nasceu, sim, no dia 15 de agosto de 1949. E a informação termina aí. “Essa contagem de anos nunca fez parte do meu show”, frisou a jornalista, em outra entrevista. “Idade, para mim, é um número que não significa nada”, acrescentou.

PUBLICIDADE