Nesta segunda-feira (27), a Seicetur doou um terreno à empresa Matayba, de artefatos de madeira, e concedeu uso de terreno no Distrito Industrial de Rio Branco à indústria de café Bujari, demarcando o retorno de projetos de concessão de terreno no estado do Acre
O Governador do Acre, Gladson Cameli, determinou a desburocratização nos procedimentos que geram empregos e renda. Sendo assim, a Secretaria de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo (Seicetur), retoma o programa de concessão de terrenos com o objetivo de incentivar as indústrias.
O proprietário do Café Bujari, Lurece Maçaniro, conta que realiza as atividades de sua empresa em um local residencial há dez anos, agora, com a concessão de uso, o empresário vai erguer a nova sede da empresa “em área estratégica, possibilitando a geração de mais emprego e renda”.
A concessão ou doação de bens móveis e imóveis é regulada pela Comissão da Política de Incentivo às Atividades Industriais do Estado do Acre (Copiai/AC) e a tramitação dos documentos é analisada em parceria com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Em 2022, algumas indústrias como Pedra Norte, Raça Forte Nutrição Animal, Companhia Altaneira de Bebidas, Plastick e Amazon Coffe Eireli, foram beneficiadas.
Outros 28 processos estão em tramitação para concessão de galpão de marceneiro nos parques industriais florestais de Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Epitaciolândia, Rio Branco e Sena Madureira, e doação de lotes nos municípios de Rio Branco, Feijó e Epitaciolândia.