Governo e Prefeitura de Rio Branco assinam acordo para alavancar produção agropecuária

Uma força tarefa para apoiar a produção agropecuária no Acre deverá ser formada em 2023. O secretário de Agropecuária, José Luís Tchê, e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinaram um termo de cooperação técnica para dar suporte ao pequeno produtor, nesta sexta-feira (17). 

O acordo prevê um planejamento estratégico único entre os dois órgãos, suporte em análises técnicas e infraestrutura de ramais que, segundo eles, deverão ser a prioridade para escoar produção. 

Bocalom lembrou que a prefeitura nos últimos anos comprou calcário, adubo e realizou obras importantes como a construção de pontes nos ramais. 

“A prefeitura já tem um projeto bem adiantado, mas o governo precisa entrar junto nesse grande projeto, para a gente não realizar coisas no mesmo local”, disse. 

Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco. Foto: ContilNet

O prefeito disse que, com o fomento necessário, a população acreana poderá ter acesso a produtos de qualidade, feitos pelo produtor local. “Poderemos comprar produtos e se alimentar de um alimento produzido de forma mais orgânica, sem pesticida, herbicidas, que a gente sabe que os produtos que vem do Sul do país são tratados com muito veneno”, disse.

O secretário Luis Tchê, explicou que o termo poderá dividir as tarefas entre Governo e Prefeitura. “Fazendo a parceria junto com a estrutura da Prefeitura e a do Governo junto, quem ganha é o produtor. Vamos apoiar e ouvir o grito do pequeno produtor”, disse.

José Luís Tche deixou o cargo de deputado estadual para assumir a Secretaria de Agricultura. Foto: ContilNet

Uma das prioridades dos órgãos será a infraestrutura dos ramais. Tche declarou que a responsabilidade de escolher qual ramal deverá ser aprimorado não será mais do Deracre, passará a ser cuidado pela Secretaria de Agricultura. “Quem sabe onde está a produção é a secretaria de agricultura. Nossos técnicos são quem sabe onde é o ramal que está produzindo”, opinou.

Ainda segundo Tchê, por determinação do governador Gladson Cameli, a cooperação deverá ser feita entre todos os prefeitos dos municípios acreanos.

PUBLICIDADE