Em coletiva de imprensa realizada na data de hoje (27), a Receita Federal informou que o declarante que optar pela restituição do Imposto de Renda via PIX terá prioridade nos lotes. Contudo, será necessário informar a chave cadastrada com o CPF para fazer parte dos beneficiários com prioridade.
Segundo o órgão, o prazo para declaração do IR em 2023 será entre 15 de março e 31 de maio. A estimativa da Receita Federal é receber até 39,5 milhões de declarações este ano, superando os 36,3 milhões de 2022.
Datas dos lotes de restituição do Imposto de Renda
Quem entregar a declaração do Imposto de Renda até 10 de maio e estiver no grupo prioritário, fará parte do primeiro lote de restituição, que está programado para 31 de maio. O cronograma completo ficou da seguinte forma:
1º Lote | 31 de maio;
2º Lote | 30 de junho;
3º Lote | 31 de julho;
4º Lote | 31 de agosto;
5º Lote | 29 de setembro.
É importante explicar que a ordem de prioridade continua abrangendo, respectivamente, idosos acima de 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência ou doenças graves e quem tem como única fonte de renda o magistério.
Entretanto, juntam-se a eles quem utilizar o formulário pré-preenchido ou optar pela restituição via chave PIX do CPF.
O que é a declaração pré-preenchida do IR?
Outra novidade neste ano é o uso de um formulário como modelo para a declaração do Imposto de Renda.
Nele, o próprio sistema da Receita irá fornecer informações salvas anteriormente, como por exemplo, declaração do ano anterior, fontes pagadoras, dependentes, bens e direitos.
Por fim, todos os contribuintes com rendimento tributável superior a R$ 28.559,70 por ano devem declarar o Imposto de Renda.
ara o próximo ano, a expectativa é que passe a valer a nova faixa de isenção, que deverá ser de 2 salários mínimos mensais e deve entrar em vigor a partir de maio de 2023.