Lar Vicentino recebe campanha com vacina bivalente contra a Covid-19 em Rio Branco

O Estado do Acre inicia a campanha de vacinação contra a Covid-19 com a vacina bivalente da Pfizer neste sábado (25). Em Rio Branco, os idosos que vivem no Lar Vicentino vão ser os primeiros a receberem a vacina, que protege contra a cepa original e todas as variantes do coronavírus.

Os idosos que moram no Lar Vicentino devem receber, além da vacinação contra a Covid-19, a imunização contra a influenza. Ao todo, serão atendidas 70 pessoas, entre idosos e profissionais que trabalham no local.

O início da campanha de imunização estava prevista para 13 de fevereiro, mas precisou ser adiada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) por falta de nota técnica do Ministério da Saúde.

Para ser vacinado com o imunizante bivalente da Pfizer, é necessário ter concluído, há, pelo menos, quatro meses ou 120 dias, o esquema vacinal primário, que são duas doses do imunizante monovalente, conforme o PNI.

A partir de segunda-feira (27), a vacina bivalente vai estar disponível nos postos de saúde do estado. Mas, para receber o imunizante é preciso cumprir alguns requisitos. Entre eles:

  • Grupo prioritário: pessoas acima de 60 anos, gestante, puérpera (42 dias pós parto), trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, ribeirinhos, indígenas, imunossuprimidos.
  • Mesmo sendo do grupo prioritário é obrigatório ter 1ª e 2ª dose da vacina monovalente.
  • Mesmo sendo grupo prioritário é obrigatório intervalo de 4 meses da última dose.
    Se for grupo prioritário e já tiver D1 + D2 + Ref1 + Ref2, se já faz 4 meses vai tomar o Reforço 2023.
PUBLICIDADE