Lideranças indígenas se reúnem na Ufac para oficina de formação sobre direitos

A associação Manxinerune Tsihi Pukte Hajene (MATPHA) promove um conjunto de oficinas “Direito Indígena e Estado”, que acontece entre os dias 13 à 17 de fevereiro, na Universidade Federal do Acre (Ufac).

O evento tem como principal tema as mudanças climáticas, segurança alimentar e estratégias de atuação no território, e conta com a participação de diversos convidados, professores e mestres da área de comunicação, direito, economia, geografia e outros.

O curso de formação é fechado e vai reunir as lideranças indígenas de diversas regionais do Acre e também de outros estados como Rondônia e Amazonas. Serão realizados ainda debates sobre a situação dos direitos indígenas, mostrando a perspectiva do estado em relação a essa categoria, com o objetivo de conscientizar essa população sobre seus direitos.

“Com objetivo de estabelecer dialogo formativo sobre a trajetória do movimento Indígena no Acre e no Brasil, bem como a construção dos direitos Indígenas na constituição Estadual e Federal, comunicação popular e nos direitos em relação a gênero”, explica a organização.

O evento de cunho social e cultural recebe apoio do Portal da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o Fundo Casa Socioambiental, Fundo Brasil, Amazon Watch, Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin), Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Centro de Arqueologia e Antropologia Indígena da Amazônia Ocidental (Caainam). Todas essas entidades tratam e se preocupam com assuntos ligados a sustentabilidade, direitos humanos, direitos civis e preservação da Amazônia e dos Povos Indígenas.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE