Ícone do site ContilNet Notícias

Mais de 5 mil mulheres já disputam 96 vagas de soldado fuzileiro naval da Marinha do Brasil

Por Tião Maia, ContilNet

Foto: Reprodução

Aberta pela primeira vez na história da Marinhado Brasil, fundada há 284 anos, em 28 de julho de 1736, pelo Rei de Portugal, D. João V, com a promulgação do alvará de criação da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos, a função de fuzileiro naval do sexo feminino vem chamando a atenção das brasileiras.

No concurso aberto para pouco mais mil fuzileiros, dos quais apenas 96 podem ser mulheres, as inscrições que vão até 2 de março de 2023, já contam com mais cinco mil inscritas. A inclusão de mulheres no corpo de fuzileiros navais é apontado pela Marinha como mais um passo na política de equidade de gênero na instituição. De acordo com a Marinha, a entrada das mulheres como Soldado Fuzileiro Naval é uma conquista importante, completando o processo gradual de inserção feminina nos diversos Corpos e Quadros da Marinha.

As candidatas aprovadas passarão por um rigoroso curso de formação de 17 semanas no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas de 16 de janeiro a 2 de março de 2023 e podem ser feitas através do no site www.marinha.mil.br/cgcfn.

Requisitos Básicos

Para participar do concurso, basta ter 18 anos e menos de 22 completos no dia 30 do mês de junho de 2024, além do ensino médio completo.

A primeira etapa do processo seletivo consiste em Exame de Escolaridade, constituído de provas de Português e Matemática, em data a ser divulgada posteriormente no site.

Os aprovados na primeira etapa passarão depois por comprovação de dados biográficos e de documentos, avaliação psicológica, inspeção de saúde e teste de aptidão física de ingresso.

O Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) terá a duração de mais ou menos dezessete semanas e se dará ao mesmo tempo, no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro (RJ) e no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), em Brasília (DF), sob regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.

Sair da versão mobile