O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), repetiu nesta quarta-feira (01), a agenda semanal de passar um dia por semana em visitação a uma regional da cidade. Em outras três quarta-feiras anteriores, o prefeito, secretários municipais e técnicos de sua equipe estiveram nas regionais do Tancredo Neves, Calafate, Baixada da Sobral e hoje estiveram na regional do Belo Jardim, no Segundo Distrito da cidade.
A ideia é que, até o mês de março, o prefeito tenha ido às dez regionais da cidade, que contemplam 240 bairros e, após isso, retorne à regional inicial deste tipo de agenda e assim sucessivamente até o final de sua gestão.
Nas visitas, o prefeito e sua equipe fiscalizam obras, inspecionam atividades de órgãos da municipalidade e ouvem as reivindicações da comunidade. Nesta quarta-feira, no Belo Jardim, Bocalom ouviu muitas reivindicações, mas também muitas manifestações de agradecimento dos moradores.
Para agradecer os serviços realizados pela prefeitura no bairro Belo Jardim I, comerciantes e moradores ofereceram um café da manhã especial para o prefeito. Ali, estão em execução várias frentes de serviço com limpeza geral, manutenção asfáltica nas vias principais onde há circulação de ônibus e iluminação de led completa no bairro.
O prefeito se diz feliz pelo carinho e manifestações de agradecimento que tem recebido, os quais, segundo ele, são o resultado também do trabalho desempenhado na educação, com a entrega dos tablets, computadores, internet, e fardamento para alunos e escolas municipais, além da satisfação da comunidade em relação ao atendimento médico que agora voltou a fazer parte do serviço na unidade de saúde do bairro.
“Normalmente se recebe cobrança e aqui a gente recebeu o agradecimento. Isso nos deixa mais felizes ainda porque quanto mais as pessoas vão entendendo o nosso projeto, vendo o que estamos fazendo e vêm dizer obrigado, isso dá um gás na gente muito grande”, afirmou.
Um dos locais visitados foi o Ramal da Judia e Rua do Pescador, os quais vêm recebendo operação tapa-buracos. A recuperação agora se concentra na rua 15 de Novembro, que também é uma das vias principais por onde circulam os ônibus no bairro..
De acordo com números divulgados pela Prefeitura, o trabalho beneficiará 8 mil famílias de acordo com o diretor-presidente da Emurb, José Assis Benvindo, a prioridade durante esse período de inverno tem sido as vias principais, a manutenção nas demais ruas será realizada com a chegada do verão.
“Estamos priorizando os eixos de ônibus, já recuperamos toda a via do ramal da Judia, a rua do Pescador que também é corredor de ônibus, essa 15 de Novembro. Nossa equipe está ali na frente que liga ao Ramal do Macarrão”, afirmou.
A Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) realizou no bairro toda a substituição da iluminação antiga por luzes de led. Agora realiza mais um mutirão de limpeza, o que, de acordo com os moradores, reduziu os números de casos de dengue drasticamente.
“Houve redução da dengue, em torno de 70% com a retirada dos entulhos e limpeza das ruas; houve também melhoria na iluminação pública e trouxe segurança para nossa comunidade”, explicou o presidente da associação de moradores, Rodrigo Carlos.
“Entramos com força total com limpeza geral, fazendo a retirada de entulhos, fizemos também toda a parte de iluminação pública, substituição por lâmpadas de led por toda a regional, mesmo no período invernoso nós estamos avançando muito e tenho certeza que vamos avançar muito mais” , disse o secretário da da SMCCI, Joabe Lira.
Residente no bairro há mais de 30 anos, a comerciante Francisca Bezerra expõe a satisfação em ter hoje um bairro bem iluminado. “Antes era tudo escuro aqui, uma treva e ele concluiu a iluminação daqui. É tudo claro agora, as travessas, até as ruas que não têm movimento, não tenho o que reclamar.”
“O sentimento é de gratidão. Agradecer todas as obras que já foram feitas aqui, que possa concluir todos os projetos que estamos sonhando aqui para esse bairro”, enfatizou a vice-presidente da associação de moradores, Maria Fernanda da Silva.