A vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão, devidamente autorizada pelo prefeito Tião Bocalom, está em Nova York, nos Estados Unidos, participando, desde o último dia 13 (segunda-feira), da Audiência Parlamentar Anual da União Interparlamentar das Nações Unidas, que se estenderá até esta terça-feira (14).
A vice-prefeita participa da delegação brasileira e representa a cidade de Rio Branco na discussão mundial sobre alternativas para evitar o desperdício de água tratada.
O objetivo do encontro é mostrar que a água e o saneamento são essenciais à vida e ao desenvolvimento humano, bem como às atividades econômicas, indo desde a manufatura até a agricultura. Marfisa Galvão deverá abordar a experiência da capital acreana com a criação do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), autarquia de responsabilidade do município desde o início de 2022.
É a partir da autarquia que a administração da Prefeitura de Rio Branco, sob Tião Bocalom, vem trabalhando para garantir que não falte o abastecimento na capital, além de procura manter a manutenção, para que não seja desperdiçada a água tratada.
“A água é um direito humano, precisamos pensar em soluções para que possamos preservá-la no nosso planeta”, disse Marfisa Galvão.
Levantamentos estratégicos mostram que a participação de representantes da região amazônica no evento é importante porque estudos publicados em 2020 mostra que a Amazônia, sozinha, seria capaz de abastecer com água potável de qualidade todo o planeta durante 250 anos. São mais de 150 quatrilhões de litros de água na maior bacia de água doce do mundo.
“Pensando em como o prefeito vem trabalhando no abastecimento e no saneamento básico para a população de Rio Branco, e a gente fica feliz em ser convidado para participar desta conferência. Estaremos, assim que retornarmos, conversando com as autoridades responsáveis as formas de melhorias para a capital”, acrescentou a vice-prefeita.