A economista, doutora em ciência política e diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Ana Toni, recebeu o convite para assumir a Secretaria Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, comando por Marina Silva (Rede).
A nova secretaria do Meio Ambiente foi anunciada durante a posse de Marina Silva que destacou a importância do combate às mudanças climáticas. A ministra também declarou que até março será divulgada a Autoridade Nacional de Segurança Climática.
Com uma longa trajetória no terceiro setor, Ana Toni foi presidente do conselho do Greenpeace Internacional, entre 2010 e 2017, e chefiou a Fundação Ford no Brasil entre 2003 e 2011.
A nova secretária do Meio Ambiente trabalhou em projetos em apoio à justiça social, com apresentação de políticas públicas com questões socioambientais e luta pela democracia.
Ana Toni também participou como membro dos conselhos da Transparência Internacional Brasil e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Além disso, atualmente faz parte da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade.