O Nintendo Switch atingiu a marca de 122 milhões de unidades vendidas mundialmente e se estabeleceu como o terceiro console mais vendido da história. A informação foi divulgada nesta terça-feira (7) com os novos resultados financeiros da companhia japonesa.
Com o desempenho, o console híbrido superou o PlayStation 4 (PS4) e Game Boy, que totalizam 117 milhões e 118,69 milhões, respectivamente, segundo um levantamento do VGChartz. Na frente estão apenas o Nintendo DS, com 154 milhões, e o PlayStation 2, com 155 milhões de consoles vendidos no mundo todo. Confira, a seguir, mais detalhes sobre o assunto.
A Nintendo estima vender 19 milhões de consoles neste ano fiscal, que termina em 31 de março de 2023. A previsão é menor que a expectativa inicial de 21 milhões de unidades, pois a empresa teve dificuldades para produzir consoles com a recente crise de semicondutores e outros problemas logísticos. Se o ritmo se mantiver, espera-se que o Nintendo Switch se torne o console mais vendido da história em aproximadamente dois anos.
Por outro lado, as vendas internas de softwares estão a todo vapor na plataforma do portátil. Foram mais de 172 milhões de jogos vendidos nos primeiros nove meses do atual ano fiscal — ainda que isso represente uma queda de 4% ano a ano. O destaque fica com Pokémon Scarlet e Violet, que já vendeu mais de 20 milhões de cópias nas suas primeiras seis semanas e já se estabelece como o sétimo maior sucesso da plataforma.
Mario Kart 8 Deluxe, que é um relançamento do jogo original para Wii U, segue sendo o líder de vendas com mais de 52 milhões de cópias vendidas. Só neste ano fiscal, ele já acumula mais de 6 milhões de unidades adicionais. É possível apontar que um dos responsáveis seja o Booster Course Pack, que segue atualizando o jogo com novas pistas até o final de 2023. Veja a relação com os líderes de vendas do Nintendo Switch:
- Mario Kart 8 Deluxe – 52 milhões;
- Animal Crossing: New Horizons – 41,59 milhões;
- Super Smash Bros. Ultimate – 30,44 milhões;
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild – 29 milhões;
- Pokémon Sword e Shield – 25,68 milhões;
- Super Mario Odyssey – 25,12 milhões;
- Pokémon Scarlet e Violet – 20,61 milhões;
- Super Mario Party – 18,79 milhões;
- Ring Fit Adventure – 15,22 milhões;
- Pokémon Let’s Go – 15,07 milhões
No horizonte, a Nintendo tem lançamentos como Pikmin 4 e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, que é a aguardada sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Ainda sem detalhes de lançamento, Metroid Prime 4 também segue em desenvolvimento após ter sua produção reiniciada do zero em 2019, que deixou o projeto a cargo da Retro Studios.
Vale lembrar que a Nintendo anunciou um novo Nintendo Direct para esta quarta-feira (8), às 19h (horário de Brasília). A transmissão ao vivo terá cerca de 40 minutos de duração e promete informações principalmente acerca de jogos que chegam na primeira metade de 2023, que inclui The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom — cujo lançamento acontece em 28 de maio. É de se esperar que a empresa também anuncie novos jogos para rechear o calendário nos próximos meses.