A menina de 11 anos de idade que estava desaparecida de casa, no bairro do Remanso, em Cruzeiro do Sul, no Acre, foi localizada nesta terça-feira (21), em Mâncio Lima, também no Juruá, após oito dias do desaparecimento. Ela estava na casa de uma tia paterna, na cidade, a 45 quilômetros de onde morava com a mãe e dois irmãos gêmeos de dez anos, após uma intensa mobilização popular que envolveu, além da imprensa e populares, a Polícia Civil e o Conselho Tutelar da cidade.
Foi a mãe da menina que registrou seu desaparecimento na Polícia.
A menina desapareceu há oito dias, antes do início do Carnaval, após sair para ir à casa de uma vizinha, devolver uma panela e apanhar um pouco de azeite de cozinha para que a mãe concluísse o jantar da família. Ao que tudo indica, ao não retornar a residência, ela tomou um ônibus para Mâncio Lima e não mais deu notícia.
“Quando a Polícia entrou no caso e começou a pressão em busca da menina, a tia, que é irmã do pai dela, ligou para família e avisou onde ela estava. Eu acho que antes disso ela estava era escondendo a criança e deveria era estar presa”, disse uma amiga da família, que ajudou nas buscas.
O Conselho Tutelar e a própria Polícia Civil em Cruzeiro do Sul agora querem saber as razões pelas quais a criança saiu de casa e os motivos de a tia não ter avisado antes da presença da menina em Mâncio Lima. O Conselho Tutelar em Cruzeiro do Sul estuda a situação da criança com família.