O secretĂĄrio-geral da ONU (Organização das NaçÔes Unidas), Antonio Guterres, afirmou que o nĂvel do mar deve aumentar significativamente e advertiu para os riscos de um ĂȘxodo de âproporçÔes bĂblicasâ em cidades e paĂses que estarĂŁo sujeitos Ă s consequĂȘncias do fenĂŽmeno provocado pelo aquecimento global.
As declaraçÔes foram feitas nesta terça-feira (14/2) durante a abertura de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.
âO perigo Ă© particularmente grave para quase 900 milhĂ”es de pessoas que vivem em ĂĄreas litorĂąneas baixas, uma em cada 10 pessoas na Terraâ, ressaltou Guterres diante do Conselho de Segurança. No caso, essa parcela representa 1 em cada 10 habitantes da Terra.
âAs comunidades que vivem em ĂĄreas baixas e paĂses inteiros poderiam desaparecer para sempre. EstarĂamos presenciando um ĂȘxodo enorme de populaçÔes inteiras, de proporçÔes bĂblicasâ, completou o secretĂĄrio-geral da ONU.”
Subindo
O nĂvel do mar aumentou de 15 a 25 cm entre 1900 e 2018, de acordo com especialistas do painel sobre mudanças climĂĄticas da ONU (IPCC, na sigla em inglĂȘs). Guterres garantiu que o impacto do aumento do nĂvel dos oceanos deverĂĄ ter consequĂȘncias em todo o mundo, com alguns Estados insulares correndo o risco de desaparecerem por completo.
âSeja qual for o cenĂĄrio, paĂses como Bangladesh, China, Ăndia e Holanda estĂŁo todos em riscoâ, afirmou Guterres. âMegacidades em todos os continentes sofrerĂŁo impactos severos, como Cairo, Lagos, Maputo, Bangcoc, Daca, Jacarta, Mumbai, Xangai, Copenhague, Londres, Los Angeles, Nova York, Buenos Aires e Santiagoâ, completou.
Aquecimento
O fenÎmeno é causado pelo aumento das temperaturas globais, que promove o derretimento de geleiras e calotas polares que propiciam a expansão dos oceanos.
Nesta terça-feira (14/2), Organização MeteorolĂłgica Mundial (OMM) publicou nĂșmeros do aquecimento global citados por Guterres, que indicam que o nĂvel mĂ©dio global do mar subirĂĄ entre 2 e 3 metros nos prĂłximos 2 mil anos, se o aquecimento for limitado a 1,5°C.
Mas caso o aumento seja de 2°C, o aumento do nĂvel dos mares deve subir ainda mais, atĂ© 6 metros , e com um aumento de 5°C, podem ter elevação de atĂ© 22 metros, de acordo com a OMM.

