Ícone do site ContilNet Notícias

Pacheco e Lira reeleitos: veja 8 fatos que mostram o poder das presidências do Senado e da Câmara

Por G1

Rodrigo Pacheco e Arthur Lira foram reeleitos presidentes do Senado e da Câmara — Foto: Câmara dos Deputados e Agência Senado

Ocupar a presidência de uma das Casas do Congresso Nacional exige articulação. Para conquistar o cargo, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL) tiveram que formar alianças e articular acordos para acomodar o interesse dos mais variados partidos.

O esforço se deve, em grande parte, ao poder que a função traz. Entre outras coisas, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado ditam o andamento das propostas – e podem acelerar, arquivar ou ignorar a tramitação de algum projeto.

Relação com o presidente da República: Os dois cargos também estão diretamente ligados à governabilidade do Executivo.

 

2️⃣ Estão na linha sucessória da Presidência da República: Os dois cargos estão logo após o vice-presidente para assumir o comando do Executivo.

 

3️⃣ Decidem instalar as CPIs: Tanto na Câmara quanto no Senado, cabe aos presidentes analisar se há fato determinado para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Veja abaixo 8 fatos que mostram o poder das presidências do Senado e da Câmara

1️⃣ Pautam os projetos: Os presidentes da Câmara e do Senado são responsáveis por pautar em plenário, por exemplo, projetos de lei, propostas de emenda à Constituição (PEC) e medidas provisórias encaminhadas pelo Executivo.

4️⃣ Definem relatorias de projetos no plenário: São os presidentes que designam quais parlamentares serão os relatores dos projetos que tramitam no plenário das Casas.

7️⃣ Presidente do Senado pauta as sessões do Congresso: O líder do Senado também acumula a função de presidente do Congresso Nacional.

Sair da versão mobile