Ícone do site ContilNet Notícias

Perigo: Ministério da Saúde diz que há 108 mil brasileiros no carnaval com HIV e não sabem disso

Por Tião Maia, ContilNet

O dia 1 de dezembro é marcado pelo Dia de Combate a Aids/Foto: Reprodução

Desde a primeira noite oficial do Carnaval 2023, a festa mais popular do planeta cuja principal característica é o excesso de alegria, álcool e sexo, a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde vem alertando em campanha dramática para o número de portadores de HIV no país. Eles já somam 108 mil brasileiros infectados, diz o MS.

O perfil dos infectados, de acordo com o Ministério da Saúde, é composto de pessoas jovens e que certamente estarão no Carnaval. “Precisamos que nossos jovens saibam da preocupação e dificuldade do tratamento”, destacou a campanha do MS.

A campanha nos meios de comunicação também alerta sobre a importância da prevenção da transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Carnaval, chamando a atenção para a grande quantidade de pessoas que ainda não têm o diagnóstico da doença. Segundo a secretária de Vigilância em Saúde, das 108 mil pessoas no Brasil com HIV positivo, maioria não sabem que são portadores da doença.

O anúncio da campanha publicitária, primeira realizada pelo Ministério da Saúde na nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi feito ontem. “Essas pessoas são jovens, elas estão no Carnaval. O primeiro passo para a prevenção é termos o diagnóstico. Precisamos que nossos jovens saibam da preocupação e dificuldade do tratamento”, reforçou a secretaria de vigilância do Ministério da Saúde.

“Precisamos que nossos jovens compreendam que é preciso se divertir e é preciso se proteger. É preciso usar preservativo”, disse o chefe do Chefe do Departamento de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Dráurio Barreira. Ele garantiu que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem “farta e suficiente” distribuição, em pontos em todo o país, de preservativos internos e externos, garantindo que haja prevenção em todo tipo de relação sexual.

Sair da versão mobile