A Secretária de Estado de Planejamento do Acre (Seplan) fez o levantamento de dados no Acre dos preços de material escolar e constatou uma diferença de valor de até 698% entre os produtos.
A pesquisa foi realizada pelo Departamento de Estudos, Pesquisas e Indicadores (Deepi), dos dias 19 a 24 de janeiro, nas quatro principais papelarias e dois estabelecimentos comerciais. Os vendedores que fizeram parte representam os maiores empreendimentos de Rio Branco.
O estudo considerou 43 tipos de material escolar diferentes, divididos por categoria e marca. A pesquisa apontou uma diferença de 698% nos valores. De acordo com a Deepi, os dados servem como um alerta aos pais ou responsáveis que precisam custear os materiais, sendo necessário a realização de uma pesquisa de preços antes de adquirirem os produtos escolares.
A pesquisa também serve como uma base para os órgãos de monitoramento e fiscalização quando se trata de abuso de preço contra o consumidor.
Confira a pesquisa completa:
[pdf-embedder url=”https://contilnetnoticias.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Boletim-Material-Escolar-01-Fev_2023.pdf”]