Ícone do site ContilNet Notícias

Pimenta: as exonerações pelo interior do Acre e os interesses políticos por trás

Por Samuel Willard, ContilNet

Como dito nesta coluna, faz semanas que o caldo está fervendo lá pelas bandas de Marechal Thaumaturgo. Agora, mais um capítulo sobre a quebra de alianças entre o atual prefeito Valdélio Furtado (PSD) e o ex-prefeito Isaac Piyãko (PSD).

Exonerações

Na edição do Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (03), o prefeito Valdélio Furtado exonerou de uma só vez a esposa do ex-prefeito Piyãko do cargo de Secretária de Assistência Social do município de Marechal Thaumaturgo, também o Secretário de Saúde José Maria, que ocupavam os cargos desde 2017.

Exonerações II

Há rumores de que o prefeito Valdélio também demitirá o Secretário de Agricultura João Luciano para dar o cargo a um nome ligado ao deputado federal Zezinho Barbary (PP). O prefeito também pretende fazer mudanças na Secretaria de Administração, porém, não tem nomes que possam assumir. Ele ainda não aceitou os pitacos de alguns aliados para buscar novos partidos para compor a base e montar um grupo forte.

Exonerações III

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) anunciou em nota pública a indignação pela decisão do prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima de exonerar o Secretário Municipal de Educação Cultura e Esportes (SEMEC), Eriton Maia de Macêdo.

O partido até então tinha alianças políticas com o prefeito e integrava sua base. Mas, pelo visto, o recado do prefeito foi dado. Quando apoiou a reeleição do governador Gladson Cameli (PP), Isaac deixou o passado petista e comunista para trás.

Movimentações

Informações dão conta de que há movimentações do ex-prefeito Itamar de Sá (PT) para que ele ou o Sandrinho, seu amigo, seja o candidato a prefeito em Marechal Thaumaturgo. Eles estariam pescando partidos para negociar algumas situações. O prefeito Valdelio Furtado (PSD) segue na sua administração sem conversar com partidos, e ainda não está montando bases.

Michelle, a grande arma do PDT

Como citado nesta coluna, o PDT estaria cogitando lançar a deputada estadual Michelle Melo para disputar a prefeitura de Rio Branco em 2024, eis que pode sim haver sentido nisso. Em entrevista ao jornalista Itaan Arruda, na sexta-feira (03), quando perguntada pelo apresentador sobre as pretensões sobre a prefeitura, Michelle não hesitou em dizer: “Se o grupo decidir que sim, óbvio que eu vou, vou ter a caneta para resolver tudo que combati”. Para um bom entendedor, meia palavra basta, a deputada deixou claro que não descarta essa possibilidade.

Servir a dois deuses?

Quando também questionada quanto à sua posição em ser escolhida para líder do governo na Aleac, Michelle disse: “As pessoas elegeram a Michelle deputada, não a líder”. Achei pragmático, aposto em uma Michelle combativa e que dará os puxões de orelhas quando for necessário.

De olho no TCE

Um secretário de Gladson Cameli estaria almejando a indicação para ser indicado a uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Acre. De bobo não tem nada. Dizem que este cargo é o céu na terra.

Amadureceu

O governador Gladson Cameli amadureceu muito. Por isso ele está escolhendo a dedo seu secretariado. Cameli montou um time forte, com pessoas capacitadas e inteligentes nesse novo governo. Acertou em cheio quando levou para perto dele o ex-deputado Luiz Calixto.

Ouvido de mercador

Gladson amadureceu tanto que vem fazendo ouvido de mercador para a fofocaiada que tenta desestabilizar o seu governo. Ele sabe que está no caminho certo. E que tem apoio popular.

Deputado com TOC

“Não quero nada velho, tudo novo”. A exigência é de um deputado federal sobre seu novo gabinete em Brasília. Só não conseguiu derrubar o anexo onde está seu gabinete por falta de meios. Detalhe, o gabinete é todo novo!

Cuidado, Socorro, eu avisei

Conselho dado a deputada federal Socorro Neri (PP) pelo novo leão do Juruá, Zezinho Barbary (PP), sobre sua possível candidatura à prefeitura da capital. Digo uma coisa: o homem tem experiência.

Eduardo Ribeiro

O senador Sérgio Petecão (PSD) escolheu o deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD) para presidir a executiva municipal do partido. As articulações já estão sendo pensadas para as eleições de 2024. Eduardo é próximo a Petecão e da vice-prefeita Marfisa, é jovem, tem a simpatia de muitos no partido, mostrou força política e diálogo partidário. É ele quem conduzirá as decisões do partido para a próxima eleição.

Bola dentro

Na última sexta-feira (03), o prefeito Tião Bocalom anunciou o aumento do piso salarial dos professores da rede de ensino municipal em 15% em relação ao valor anterior. Bola dentro para o velho Boca, que está pavimentando o caminho para a sua reeleição.

Sair da versão mobile