Ícone do site ContilNet Notícias

Pimenta: recepção murcha do novo leão do Juruá e cidade do Acre que fecha URAPs durante Carnaval

Por Samuel Willard, ContilNet

Município de Porto Walter. Foto: cedida

Enxurrada de lama

Mobilizações em redes sociais e nas ruas, convocação dos servidores da prefeitura e mesmo assim a recepção organizada por apoiadores do deputado Zezinho Barbary (PP) não deu o público esperado em Porto Walter. Aproveitando o recesso do carnaval, Barbary desembarcou no município para visitar amigos e apoiadores. Ensaiando até a chegada de jet-sky, o novo leão do Juruá teria se decepcionado com a pouca quantidade de pessoas que o aguardava no porto da cidade. Entrando em seu carro e dando o famoso ‘’perdido’’, dizem até que nem da carreata que teria cerca de trinta motos e cinco carros, ele quis participar. Ficou magoado o homem!

Rejeitadas

Segundo informações que chegaram à Pimenta, no início do ano passado o Tribunal de Contas do Estado teria rejeitado as três prestações de contas da época em que Zezinho Barbary (PP) ainda era prefeito de Porto Walter. As prestações de contas apresentavam diversas irregularidades, entre elas na Saúde e Educação. Enviadas para a Câmara Municipal do município, depois de reuniões e acordos, todas as contas teriam sido aprovadas pelos vereadores.

A saúde pode esperar?

A secretária municipal de Acrelândia, através de um comunicado oficial, fechou todas as unidades de saúde por cinco dias até a quarta-feira de cinzas. As pessoas que precisarem de serviços médicos básicos ou qualquer outro cuidado ficarão à mercê da sorte. Nos grupos de WhatsApp do município, ex- secretários de saúde e outras lideranças questionam a posição do secretário Vitor Martineli, que não demonstrou respeito e qualquer preocupação com a população. Se você pensa que já viu de tudo é porque não passou ainda pelo município que é referência na produção agrícola do Acre, palavras de um acrelandense revoltado.

Pelo amor de Deus!

Foi pedindo em nome de Deus que o vereador de Sena Madureira, Jacamin (PP), manifestou-se radicalmente contra a municipalização do Hospital João Câncio Fernandes, hoje administrado pelo Governo do Estado. A conversa que rola é que o prefeito Mazinho Serafim (UB) estaria se articulando para convencer o governador a repassar o Hospital para a Prefeitura. Até audiência pública alguns vereadores estão ameaçando fazer com a população, caso isso venha se concretizar.

Bloqueada

De acordo com o G1 Acre, a Secretaria do Tesouro Nacional bloqueou o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o município de Sena Madureira. A causa do bloqueio é por inadimplência com a Secretaria da Receita Federal.

A Frente Parlamentar de Ulysses

A situação precária da BR-364 não é nenhuma novidade e a sua recuperação pautou grande parte das candidaturas nas últimas eleições, desde os que almejavam a Câmara Federal, quanto o parlamento estadual. Depois de receber o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), em Brasília, o deputado federal Coronel Ulysses (UB) iniciou as articulações para a criação de uma “Frente Parlamentar em Defesa da BR-364”. A Frente Parlamentar nasce com o objetivo de defender e reivindicar melhores condições de trânsito e trafegabilidade da rodovia que é o elo fundamental do Acre com o restante do Brasil, sendo único acesso com as 4 regiões do Estado (Vale do Acre, Purus, Tarauacá-Envira e Vale do Juruá).

Carnaval seguro

Visitando o carnaval na Arena da Floresta, observa-se a tropa de policiais que estão fazendo rondas dentro do evento e a grande quantidade de equipes de segurança privada contratada pelo governo e prefeitura. Sabemos o quão importante isso é para a população, que pode curtir com tranquilidade e segurança.

Fazendo política

Acompanhando alguns políticos aqui do Acre pelas redes sociais, vejo que até os novatos estão aproveitando o recesso de carnaval para visitar as bases no interior do estado e conversar com suas lideranças. Estão fazendo o dever de casa direitinho, sem diálogo e sem consolidar suas bases não chegam a lugar nenhum.

PROS e Solidariedade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou, na última terça-feira (14), o pedido de fusão entre o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e o Solidariedade. O tribunal ainda determinou que a decisão seja comunicada imediatamente ao Senado Federal, à Câmara dos Federal e aos demais órgãos da Justiça Eleitoral. Os partidos anunciaram a união em outubro de 2022, de acordo com nota conjunta do Pros e Solidariedade publicada na época.

Condolências

À família do ex-deputado estadual, Daniel Zen, que perdeu a matriarca da família, Dona Zilma. Avó de Zen e mãe da dona Eliana, que tive o prazer de conhecer e fazer alguns trabalhos na área de designer de interiores. Que Deus os conforte e traga refúgio e consolo aos seus corações.

Sair da versão mobile